Diferença entre os jovens e os mais velhos | Coronavírus #44

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Apesar de parecer que os jovens estão sendo mais infectados pelo coronavírus no Brasil que no resto do mundo, os números são semelhantes.

Por que agora a epidemia no Brasil está atingindo os mais jovens? A epidemia do coronavírus sempre atingiu jovens, em todos os lugares do mundo, e aqui no Brasil não vai ser diferente. A diferença básica entre os  jovens e os mais velhos, qual é? É que os mais jovens têm menos riscos de ter complicações graves. É só essa a diferença. 

Só que os jovens têm dois problemas, aí. Primeiro: você pega o vírus, você não sabe se você vai ser uma dessas exceções que têm a doença na forma mais grave. Segundo lugar: você pega o vírus e você transmite o vírus. E muitas vezes você sai, pega o vírus na rua e leva pra casa, pros seus pais, pros seus avós.

Todo mundo tem que tomar cuidado. Mesmo que você tenha uma doença que não vai ser grave, você pode ser um transmissor e provocar a morte de uma pessoa querida.

Veja também: Por que os idosos são mais vulneráveis? | Coronavírus #20

Veja mais