Saiba como controlar o colesterol com dicas relacionadas à alimentação e hábitos de vida.
O colesterol é produzido pelo fígado a partir da alimentação, proveniente principalmente de alimentos ricos em gordura. Há dois tipos de colesterol: o LDL, chamado de “colesterol ruim”, e o HDL, conhecido como “colesterol bom”. O primeiro faz a gordura se alojar nas paredes internas das artérias, causando problemas de saúde. Já o HDL retira esse excesso, evitando a obstrução da passagem do sangue.
Assista a esta animação e saiba como ajustar a sua dieta para equilibrar melhor os níveis de colesterol.
Não pode assistir agora? Acompanhe a transcrição a seguir:
O colesterol é produzido pelo fígado a partir da nossa alimentação, principalmente quando ingerimos alimentos ricos em gordura. Existem dois tipos de colesterol: o LDL e o HDL. O LDL é conhecido como colesterol ruim e, em excesso, pode fazer a gordura se alojar nas paredes internas das artérias e causar problemas graves de saúde. Já o HDL tem como função retirar os excessos de LDL dos tecidos e levá-los até o fígado, evitando que se acumulem nas paredes das artérias. Quanto maior for a concentração de colesterol, maiores as chances de obstrução do fluxo sanguíneo em alguma artéria.
A dica mais importante pra controlar o colesterol é ter uma alimentação saudável e balanceada, seguindo recomendação de uma nutricionista. Alimentos ultraprocessados, como salgadinhos, macarrão instantâneo e alimentos de origem animal, como as carnes, os ovos e os derivados de leite, aumentam os níveis do colesterol LDL porque são ricos em gordura saturada. As bebidas alcoólicas também são inimigas do combate ao colesterol LDL.
Prefira gorduras monoinsaturadas, como azeite de oliva, amendoim ou castanhas, e consuma alimentos ricos em ômega 3, como as sardinhas e o salmão. O ômega 3 ajuda a evitar a formação de gordura nas paredes internas das artérias. Consuma mais fibras. As fibras, como a aveia, são importantes aliadas no controle do colesterol, diminuem a absorção de gorduras pelo organismo, reduzindo os níveis de LDL. Largue o cigarro já! O cigarro é lotado de substâncias nocivas que potencializam a oxidação das partículas de colesterol, o que pode causar inflamações nas artérias.
Pratique exercícios pelo menos três vezes por semana. Os exercícios aeróbios, como a caminhada, o ciclismo e a corrida, fortalecem o coração, ajudando no controle da pressão arterial, do colesterol e do peso corpóreo.
Faça exames com frequência e torne adequada a sua dieta, seguindo recomendações de um médico. Fique atento aos níveis de colesterol.
Veja também: Qual é a importância do HDL (colesterol bom)? | Animações #24