Como funcionam os hospitais de campanha? | Coronavírus #48

Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Pacientes infectados pelo coronavírus com riscos de complicações graves são encaminhados para os hospitais de campanha, para receber o suporte necessário.

 

Como funcionam os hospitais de campanha? Olha, o hospital de campanha serve para você atender e dar cuidados especiais para aquelas pessoas que têm mais risco de desenvolver complicações graves. Pega uma senhora de 80 anos, com febre, com mal-estar, se sentindo muito desconfortável, o hospital de campanha é o lugar certo para ela ficar, porque lá o acesso à UTI fica muito mais rápido.

Pega um jovem, mesmo o jovem, mas com obesidade e sintomas muito intenso, muita fraqueza, febre alta, mal-estar grande, é o hospital de campanha o lugar certo. Ele ficaria assim como um intermediário, entre a pessoa que poderia ficar em casa e a UTI. Nos casos que correm mais risco de precisar das UTI´s, esses são os que devem ir para o hospital de campanha.

Veja também: Covid-19: Assintomáticos podem transmitir a doença? | Coluna

Veja mais