Vídeos

A farsa do aumento de imunidade | Coronavírus #39



Não existe medicamento que aumente a imunidade. Entretanto,manter uma vida saudável reduz o risco de que o sistema imunológico seja enfraquecido.

 

 

Se você for na internet, vai encontrar uma série de pessoas falando do que é bom pra fortalecer a imunidade. Qual a lógica disso? É lógico que se eu tenho uma doença, um vírus pro qual não existe tratamento, que vai me provocar problemas mais graves, eu quero dizer, como é que eu faço pra me defender? Se eu tiver uma imunidade muito boa eu vou me defender? Vai. Isso tá certo. Agora, o que tá errado é dizer que existem tratamentos pra isso.

Veja também: Por que pra algumas pessoas o vírus é leve? | Coronavírus #37

A coisa mais pesquisada na Medicina, a coisa que a Medicina mais gostaria que existisse o que é? Substâncias, medicamentos, etc., que aumentem a imunidade.  Não existe esse tipo de medicamento. Nós não sabemos melhorar a imunidade das pessoas. O que nós sabemos o que é? Se você tem uma doença que prejudica sua imunidade, muitas vezes a gente sabe tratar essa doença, e aí sua imunidade vai melhorar espontaneamente. 

Agora, um medicamento ou qualquer tipo de procedimento que você consiga através dele fazer a imunidade das pessoas aumentar não existe, então não caia nesse tipo de fake news que fica anunciando medicamentos espetaculares, muitas vezes, infelizmente, anunciado por médicos.  

Veja também: Bons hábitos de vida ajudam na prevenção? | Coronavírus #26

Leia mais