O que são e como funcionam os CAPS?

Os CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, são uma ferramenta importantíssima da rede de cuidados à saúde mental oferecida pelo SUS. Saiba mais sobre o serviço.

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Compartilhar

Os CAPS são primordiais para o funcionamento humanizado da rede de atenção à saúde mental no SUS. Conheça o papel desses centros.

 

Os CAPS, Centros de Atenção Psicossocial, fazem parte da rede de atenção à saúde mental no SUS e têm um papel inestimável no cuidado de pessoas com problemas psiquiátricos. Até mais ou menos a década de 1980, elas eram internados compulsoriamente nos manicômios sob condições desumanas e tratamentos invasivos. Depois da reforma psiquiátrica no Brasil, foi criado o RAPS: a Rede de Serviços de Saúde Mental. E o CAPS é um dos serviços oferecidos por essa rede.

Hoje, os Centros de Atenção Psicossocial tem como principal objetivo manter os indivíduos perto de suas famílias e comunidades enquanto realizam o tratamento de forma humanizada. Drauzio explica como esse serviço funciona e quem pode ser atendido por ele.

Veja também: Como conseguir atendimento psicológico gratuito

Veja mais

Sair da versão mobile