Dificuldade para conseguir autorização para procedimentos e grandes aumentos nos reajustes estão entre as principais reclamações contra planos de saúde. Veja como fazer sua reclamação.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) mantém um índice em seu site, atualizado a cada dois anos, no qual estão agrupadas as reclamações mais frequentes dos beneficiários em relação a suas operadoras de saúde. Entre as mais citadas, pode-se destacar:
Atendimento
- Dificuldade para conseguir autorização para procedimentos específicos;
- Burocracia que gera conflito no acesso ao plano e promove uma situação desconfortável para o paciente que precisa utilizar o serviço;
- Aumento de demanda: mais pessoas passaram a utilizar os planos de saúde particulares e seus benefícios (consultas e exames, principalmente) e as operadoras pecam ao providenciar estruturas capazes de acolhê-las.
Reajustes
- Altos custos;
- Ajustes acima da inflação.
Expectativas
- O usuário espera receber mais informações sobre saúde, cuidados e prevenção e as operadoras ainda carecem desse tipo de serviço;
- O paciente está ciente dos seus direitos e espera ser atendido conforme estabelecido em normativas e leis;
- O perfil epidemiológico da população mudou, mas boa parte das operadoras não acompanhou e peca no oferecimento de serviços.
Médicos
- “Consultas-relâmpago”: Queixa frequente dos beneficiários, referente à rapidez com que médicos realizam o atendimento, sem levar em conta histórico clínico, sintomas, hábitos e, muitas vezes, sem examinar o paciente.
Mudança de cobertura
- Modificação do plano sem prévia consulta aos usuários;
- Substituição de parceiros (laboratórios, hospitais, médicos) por outros de menor qualidade (o que é proibido por lei, pois o plano de saúde têm obrigação de oferecer serviço alternativo de igual qualidade ou valor, na mesma localidade ou em localidade próxima).
Falta de suporte
- As operadoras como um todo não dão conta do grande número de consultas requisitadas.
Faça sua parte
Consulte o índice de reclamações das operadoras.
Sempre que se sentir lesado, o paciente deve contatar a ANS em um dos núcleos da agência ou pelo telefone 0800-701-9656. A agência realizará análise e investigação apuradas da veracidade e dos motivos das reclamações, podendo, então, tomar providências perante a operadora, com multas, suspensões ou cancelamentos de planos.
Tudo começa com a iniciativa do cliente ao questionar o serviço. Não se conforme se vir que está sendo prejudicado. As denúncias e questionamentos elevam o padrão de concorrência e faz com que as operadoras se mantenham dentro da norma para garantir o seu funcionamento.