Síndrome de Kikuchi-Fujimoto ainda é pouco conhecida no mundo

A Síndrome de Kikuchi-Fujimoto causa, entre outros sintomas, febre e aumento dos gânglios no pescoço. Saiba mais sobre essa condição.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Reumatologia

Mesmo com diversos sintomas, a síndrome de Kikuchi-Fujimoto geralmente é uma condição que se resolve sozinha, alguns meses após o início do tratamento.

Compartilhar

Publicado em: 3 de março de 2023

Revisado em: 3 de março de 2023

Mesmo com diversos sintomas, a síndrome de Kikuchi-Fujimoto geralmente é uma condição que se resolve sozinha, alguns meses após o início do tratamento.

 

A síndrome de Kikuchi-Fujimoto, também conhecida como doença de Kikuchi-Fujimoto (DKF) e linfadenite histiocítica necrosante, está presente em todo o mundo, mas com maior prevalência na população japonesa e em outras populações asiáticas. Foi descrita pela primeira vez em 1972 no Japão, pelos médicos Kikuchi e Fujimoto.

O reumatologista Marco Antônio Araújo da Rocha Loures, presidente da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR), destaca que não se sabe a causa da síndrome, mas que ela pode estar relacionada a vírus como o herpesvírus humano tipo 6 e 8 e o parvovírus B19. 

“Esses vírus agem como agente estranho e logicamente o organismo faz uma defesa contra eles”, afirma. 

Como consequência dessa resposta imunológica, ocorrem febre e um aumento dos linfonodos cervicais (gânglios na região do pescoço), responsáveis por desempenhar um papel importante no sistema imunológico.

 

Sintomas 

O reumatologista explica que alguns dos sintomas relacionados à síndrome são: 

  • gânglios aumentados no pescoço;
  • febre;
  • lesões de pele;
  • dores musculares;
  • fraqueza muscular.

Porém, o especialista ainda destaca que cada pessoa tem uma forma de manifestar a síndrome, sendo o sintoma mais comum o aumento dos linfonodos cervicais em mulheres jovens.

Há ainda outros sintomas, como rash (erupção cutânea difusa), artrite (inflamação e dor nas articulações), fadiga e hepatoesplenomegalia (aumento do fígado e baço).

Veja também: Mitos e verdades sobre a febre

 

Diagnóstico

O especialista salienta que outras doenças também podem causar gânglios aumentados no pescoço, como infecções por diversos tipos de vírus, vasculites, mononucleose infecciosa e aids. 

Isso dificulta o diagnóstico da síndrome, que também pode ser confundida com uma vasculite autoimune chamada doença de Kawasaki, ou ainda com metástase de adenocarcinoma e tuberculose.

Dessa forma, pacientes com a síndrome de Kikuchi-Fujimoto podem demorar a receber um diagnóstico correto. Logo, a consulta com um especialista torna-se fundamental.

Segundo o dr. Marco Antônio, o diagnóstico é feito por meio de biópsia dos gânglios cervicais ou de linfonodos de qualquer outro local. “Logicamente que a história do paciente é importante e exames de sangue também são necessários”, pontua.

Por isso, o conhecimento da síndrome por clínicos e anatomopatologistas pode evitar diagnósticos errados e, consequentemente, tratamento inadequado.

 

Tratamento

Conforme o reumatologista, não existe uma intervenção específica para a síndrome, apenas tratamento suportivo que alivia os sintomas. 

Assim, são utilizados anti-inflamatórios não hormonais ou hormonais, antipiréticos (para baixar a febre), corticoides e, se houver complicações, antibiótico. Em alguns casos, utiliza-se medicamentos para possíveis comorbidades.

O especialista também ressalta que o acompanhamento dos pacientes é extremamente relevante para o controle da síndrome. Afinal, embora seja tratada como rara, especialistas afirmam que a incidência é provavelmente superior à que revelam os dados da literatura.

Veja também: Principais tipos de anti-inflamatórios

Sobre a autora: Angélica Weise é jornalista e colabora com o Portal Drauzio Varella. Tem interesse por assuntos relacionados à saúde mental, atividade física e saúde da mulher e criança.

 

Veja mais

Sair da versão mobile