É verdade que algumas pessoas sentem dor quando vai chover? - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Reumatologia

É verdade que algumas pessoas sentem dor quando vai chover?

Sentir dor quando vai chover não é mera superstição. Saiba o que a ciência diz sobre isso.
Publicado em 20/01/2025
Revisado em 20/01/2025

Sentir dor quando vai chover não é mera superstição. Saiba o que a ciência diz sobre isso.

 

É só o tempo ameaçar mudar que algumas pessoas começam a reclamar de dor nos ossos ou em cicatrizes antigas, como se o incômodo fosse uma forma de prever a chegada do frio e da chuva. A queixa era considerada apenas superstição, mas acontece com tantos pacientes ao redor do mundo que os reumatologistas decidiram investigar e descobriram que existe mesmo uma explicação científica por trás disso.

Veja também: Reumatismo não piora no frio

 

Por que algumas pessoas sentem dor quando vai chover?

De acordo com uma pesquisa da Sociedade Americana de Meteorologia realizada com mais de 10 mil participantes, a intensidade da dor em pacientes com problemas nas articulações pode, sim, ser modulada por padrões climáticos. Os estudos ainda são poucos e controversos, mas trabalhos maiores como esse correlacionam a piora da dor com a pressão atmosférica, especialmente em pacientes que já sofrem com alguma condição crônica, como artrite ou hérnia de disco

As juntas, nome popular dado às articulações entre dois ou mais ossos, tendem a inchar quando há algum problema ou doença que as afetam. Por outro lado, a pressão atmosférica está sempre atuando no corpo, inclusive nas juntas.

Quando o tempo muda, a pressão atmosférica diminui, fazendo com que os tecidos se expandem. Assim, a pessoa que já tem sensibilidade nas articulações pode sentir mais dor. 

“Quando está para chover, a pressão atmosférica cai. E o paciente que tem algum tipo de doença reumática consegue sentir isso. Eles falam: ‘acho que vai chover’. E, muitas vezes, eles estão certos”, ilustra o dr. Eduardo Paiva, membro da Comissão de Dor da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR).

 

Quem são essas pessoas?

A mudança no corpo causada pela alteração na pressão atmosférica é sutil, mas faz diferença para quem já tem maior sensibilidade nas articulações. Segundo o especialista, as maiores evidências apontam para aqueles com artrose e fibromialgia.

No caso de quem tem artrose, a dor também é causada pela mudança na temperatura. No frio, ela se intensifica, mas os motivos para isso ainda são desconhecidos.

“Já os pacientes com fibromialgia sempre falam que não é tanto o calor ou o frio, mas a mudança do frio para o calor ou do calor para o frio. O nosso corpo é cheio de terminações nervosas, tanto na pele quanto nas cicatrizes antigas e articulações. E a gente está sempre interagindo com o ambiente, só que existem pessoas mais sensíveis  [às interações] do que outras. O paciente com fibromialgia é um exemplo clássico disso”, explica o reumatologista.

 

Como amenizar a dor?

É impossível fugir das mudanças do tempo. Para quem sofre com esse tipo de dor, a maior dica é manter a doença de base sempre sob controle.

“Você pode tentar se aquecer quando está mais frio, usar roupas adequadas para a temperatura do ambiente, mas o mais importante é tratar a doença. Uma das coisas que a gente sempre recomenda tanto para a artrose quanto para a fibromialgia é a atividade física aeróbica. Por exemplo, os pacientes com fibromialgia que são sedentários, geralmente são mais gelados e têm mais frio, porque é o músculo que gera calor. Então, quando você pratica atividade física aeróbica, isso melhora [a dor]. E fortalecer a musculatura, no caso da artrose, que é o que estabiliza as articulações, parece funcionar bem também”, recomenda o dr. Eduardo.

Em momentos de piora da dor, o paciente também pode conversar com o seu médico sobre a possibilidade de ajustar a medicação.

Veja também: A dor pode ser psicológica?

Compartilhe