Podcasts

Outras Histórias #10 | Declaração de amor



Da humildade à ostentação paulistana, Drauzio declara o seu amor a todas as facetas da cidade de São Paulo.

 

 

 

Na ânsia de crescer, São Paulo extrapolou suas periferias, ergueu edifícios cada vez mais altos que os anteriores e tornou-se um aglomerado urbano com população maior do que a de muitos países. Neste episódio do Outras Histórias, dr. Drauzio declara sua paixão pela cidade, que começou em sua infância no Brás à época da Segunda Guerra Mundial.

Durante sua carreira, o médico conheceu populações nordestinas que vinham para a capital paulista tentando escapar da fome. Não eram recebidas com benevolência pela cidade. Mais tarde, ele também teve contato com os presidiários da Casa de Detenção e viu o crescimento desenfreado da violência urbana.

Ainda assim, os problemas somados à estética feia, cinzenta e poluída não impediu São Paulo de se tornar o maior centro financeiro e de prestação de serviço. Através do pior e do melhor, do simples e do complexo, da estupidez e da criatividade, a cidade se transformou em berço para pessoas inconformadas com a mediocridade, em uma grande miscelânea cultural.

Ouça também no YouTube:

Veja também: São Paulo | Artigo

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.