Podcasts

DrauzioCast #033 | Quedas e fraturas 1

Thumbnail do DrauzioCast 33, sobre quedas e fraturas.

Acidentes em casa podem causar lesões graves, que comprometam os movimentos. Saiba mais neste episódio.

 

 

 

Acidentes não ocorrem só nas ruas e estradas; ocorrem principalmente em casa. A pessoa subiu numa escada para trocar uma lâmpada, desequilibrou-se, caiu e bateu a cabeça no chão. Não perdeu a consciência, mas queixa-se de dor no pescoço. Um trauma sofrido na região acima da clavícula pode ser responsável por lesões graves na coluna cervical, que acabarão comprometendo o movimento.

Nessas situações, o mais importante é manter a pessoa imobilizada e chamar socorro de urgência. Os bombeiros são especialistas neste tipo de atendimento.

Caso o acidente tenha ocorrido num lugar onde não seja possível recorrer a um serviço de resgate antes de transportar a pessoa machucada, é preciso imobilizar seu pescoço com um colar cervical — alguns chamam de pescoceira —, que deve ser colocado com o máximo cuidado.

Se não puder contar com tal recurso, a imobilização deve ser feita com as mãos colocadas firmemente ao redor do pescoço da vítima, para impedir que ela se mexa.

Atenção: traumatismo na coluna necessita de socorro urgente, que pode ser pedido pelo telefone 193 (o serviço de resgate do Corpo de Bombeiros). 1-9-3. Os bombeiros estão preparados e se reciclam constantemente para prestar esse tipo de atendimento. Quando necessário, se fazem acompanhar por um médico ou enfermeiro.

Veja no nosso infográfico como aumentar a segurança de casa para evitar esse tipo de ocorrência, principalmente quando há idosos no local.

Sobre o autor: drauzio

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais