Podcasts

DrauzioCast #62 | Narcolepsia

Thumbnail do DrauzioCast sobre narcolepsia.

Sono repentino e incontrolável pode causar acidentes e dificultar a vida social dos portadores. Saiba mais neste podcast sobre narcolepsia.

 

 

 

Algumas pessoas apresentam vários episódios de sono irresistível durante o dia, mesmo quando dormiram bem à noite. São capazes de dormir em pé, dentro do ônibus, dirigindo automóveis, lidando com máquinas, conversando com os amigos. Em geral, esses sintomas são característicos de um distúrbio crônico do sono denominado narcolepsia.

A narcolepsia pode representar um fator de risco para acidentes e ser um empecilho para a integração dos portadores no ambiente familiar, social e profissional. A provável causa da narcolepsia é uma alteração no equilíbrio existente entre substâncias químicas do cérebro responsáveis pelo aparecimento de um sono profundo em horas inadequadas.

Os principais sintomas são sonolência excessiva durante o dia; paralisia muscular; sensação de estar sonhando acordado; fragmentação do sono; e catalepsia — [que] é a perda súbita e irreversível do tono muscular durante a vigília; quando a pessoa leva um susto, acha graça de alguma coisa.

Veja também: 7 dicas para manter o sono em dia durante a quarentena

A polissonografia e o teste chamado de latências múltiplas do sono são dois exames importantes para o diagnósticos da narcolepsia — e para estabelecer o diagnóstico diferencial com outras patologias, como a apnéia e a hipersonia, por exemplo.

Existem medicamentos que ajudam a controlar a narcolepsia. Na medida do possível, os portadores de narcolepsia devem organizar-se para tirar breves cochilos duas ou três vezes durante o dia; esses cochilos costumam ser reparadores e ajudam a controlar a sonolência diurna excessiva. Outra recomendação é evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de outras drogas que possam induzir o sono.

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais