Podcasts

DrauzioCast #54 | Glaucoma

Glaucoma Podcast Drauzio

O glaucoma é responsável por 12% da perda de visão em adultos. Dr. Drauzio Varella comenta sobre a doença nesse podcast sobre glaucoma.

 

 

 

Glaucoma é uma doença dos olhos, causada principalmente pela elevação da pressão intraocular — isto é, a pressão dentro do olho mesmo —, que provoca lesões no nervo ótico e como consequência o comprometimento da visão. Se não for tratado adequadamente, o glaucoma pode levar à cegueira.

O tipo mais comum é o glaucoma crônico simples, também chamado de glaucoma de ângulo aberto, que incide nas pessoas acima de 40 anos. Ele é provocado por uma alteração anatômica que impede a saída do humor aquoso [de] dentro do olho e aumenta a pressão intraocular.

Existem outros tipos de glaucoma, como glaucoma de ângulo fechado, cuja principal característica é o aumento súbito da pressão intraocular. Existe ainda o glaucoma congênito, que acomete os recém-nascidos; e o glaucoma secundário, decorrente de enfermidades, como diabetes, uveítes, cataratas etc. Nesse último caso, corrigida a causa, a pressão intraocular regride e o glaucoma desaparece.

Veja também: Higiene ocular | Entrevista

Glaucoma é uma doença assintomática no início — é doença traiçoeira —, a perda visual só ocorre em fases mais avançadas e compromete primeiro a visão periférica — isto é, a visão dos lados. Depois, o campo vai se estreitando progressivamente, até a visão se transformar num tubo; sem tratamento, o paciente fica cego.

Inicialmente o tratamento é clínico e à base de colírios. Existem drogas por via oral que só são usadas em casos de emergência. O glaucoma crônico, tipo mais comum da doença, exige o uso constante de colírios pela vida inteira.

Como pode ser controlada por meio de medicação, cirurgia ou raio-laser, o paciente precisa ser mantido sob controle.

Sobre o autor: Drauzio Varella

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.