Podcasts

DrauzioCast #50 | Catapora



Neste podcast sobre catapora, dr. Drauzio fala sobre o vírus, suas formas de transmissão e explica como é feito o tratamento.

 

 

 

Catapora, ou varicela, é uma doença infecciosa, geralmente benigna, causada pelo vírus Varicela-Zóster. Uma vez adquirido o vírus da catapora, a pessoa fica imune por toda vida. O único problema é que ele permanece no organismo e futuramente poderá provocar uma doença conhecida como Herpes-Zóster, popularmente chamada de cobreiro.

A transmissão do vírus da catapora ocorre por contato direto, através da saliva, das secreções respiratórias da pessoa infectada, ou pelo contato com o líquido do interior das vesículas. É uma das doenças infecciosas mais facilmente transmissíveis; ela se transmite através de objetos, pelo contato… De todas as formas.

O período de incubação dura em média 15 dias. Os sintomas da catapora são febre — que pode chegar a 39,5°C —; mal-estar; inapetência; dor de cabeça; cansaço. Depois de 24 a 48 horas que estes sintomas apareceram, surgem as lesões de pele, caracterizadas por manchinhas avermelhadas, que depois dão lugar a pequenas bolhas ou vesículas cheias de líquido — que posteriormente formarão crostas e provocarão muita coceira.

Veja também: Herpes-zóster pode ser prevenido com vacina a partir dos 50

Paciente com catapora deve permanecer em repouso enquanto tiver febre, ingerir alimentos leves e tomar muito líquido; de resto, é esperar que a doença siga seu curso e vá embora. O importante é evitar a contaminação das lesões por bactérias — o que complica muito o quadro.

Como em outras doenças transmitidas por vírus, o tratamento visa basicamente amenizar os sintomas. Vacine seu filho ou sua filha contra a catapora no primeiro ano de vida. A vacina também é recomendada para pessoas com baixa imunidade, ou para aqueles que passarão por tratamento de quimioterapia e radioterapia e não tiveram catapora anteriormente.

Sobre o autor: drauzio

Drauzio Varella é médico cancerologista e escritor. Foi um dos pioneiros no tratamento da aids no Brasil. Entre seus livros de maior sucesso estão Estação Carandiru, Por um Fio e O Médico Doente.

Leia mais