DrauzioCast #008 | Baixa umidade do ar

Baixa umidade relativa do ar traz uma série de prejuízos ao organismo humano, desde doenças respiratórias até problemas cardíacos. Vale ouvir as recomendações do dr. Drauzio.

thumb drauziocast umidade ar

Compartilhar

Publicado em: 30 de maio de 2018

Revisado em: 16 de março de 2021

Baixa umidade relativa do ar traz uma série de prejuízos ao organismo humano, desde doenças respiratórias até problemas cardíacos. Veja como evitar.

 

 

 

Nesta época do ano, o clima seco e a baixa umidade relativa do ar atinge os estados da região Oeste, Sul e Sudeste, com reflexo negativo na saúde das pessoas. Crianças e idosos são os mais atingidos quando os índices de umidade atingem o nível de alerta ou emergência.

Os principais sintomas provocados por essas condições atmosféricas são: primeiro, dor de cabeça; segundo, irritação nos olhos, nariz e garganta; terceiro, pele seca; quarto, hemorragias nasais; cinco, desidratação; seis, alterações na voz; e sete, olho seco.

Segundo os dados levantados pela Defesa Civil, a baixa umidade do ar também aumenta o risco de transmissão de doenças respiratórias causadas por vírus e bactérias — aumenta o risco de contrair conjuntivite viral e alérgica, de hipertensão, arritmia cardíaca e até infarto do miocárdio nas pessoas com problemas cardíacos pré-existentes.

Veja também: Tosse crônica | Entrevista

Como parece que o tempo não vai mudar nos próximos dias e semanas, alguns cuidados podem ajudar a atravessar com mais conforto esse período sem chuvas: 1) beba muita água, pelo menos dois litros por dia; 2) não pratique atividades físicas ao ar livre, especialmente nos horários mais críticos; 3) evite exposição ao sol entre 11h00 e 16h00;  4) lave com soro fisiológico o nariz e os olhos; 5) espalhe bacias e toalhas molhadas pelos cômodos da casa; 6) não tome banhos muito quentes; 7) passe creme hidratante na pele; 8) mantenha a casa bem arejada.

Fica aqui ainda uma recomendação: o ar condicionado agrava a secura do ambiente, procure evitar os locais em que ele é utilizado, e especialmente não fique muito tempo no ar condicionado.

Veja mais

Sair da versão mobile