Existe posição certa para dormir?

Não existe uma posição ideal para dormir, mas algumas oferecem mais benefícios do que outros. Saiba os prós e os contras de cada uma.

A melhor posição para dormir varia de pessoa para pessoa, mas algumas posições oferecem mais benefícios do que outras. Saiba mais.

Compartilhar

Publicado em: 10 de fevereiro de 2023

Revisado em: 15 de fevereiro de 2023

A melhor posição para dormir varia de pessoa para pessoa, mas algumas posições oferecem mais benefícios do que outras. Saiba mais.

 

Não há nada melhor do que uma boa noite de sono depois de um dia exaustivo. Mas, se você acorda na manhã seguinte com dores no corpo ou sente que o sono não está sendo reparador, algo está errado. E o problema pode ser a posição em que você dorme.

Quando pegamos no sono, ficamos horas em uma mesma posição. Isso pode provocar dores na coluna, alterações na circulação ou problemas gastrointestinais. Mesmo sendo algo involuntário, que muitas vezes só percebemos ao acordar, a posição para dormir interfere diretamente na qualidade de sono.

Por outro lado, o ortopedista da Sami, Bruno Zampaulo, explica que não existe certo ou errado na hora do descanso. Cada um tem a sua posição preferida, mas algumas delas trazem mais benefícios do que outras.

 

De lado

“Além de ser a posição mais recomendada pelos especialistas, dormir sobre o lado esquerdo do corpo é especialmente interessante para aqueles que sofrem com problemas gastrointestinais”, indica o médico.

Como o coração, as principais artérias, as veias e o estômago ficam do lado esquerdo, deitar dessa maneira diminui a pressão interna e proporciona uma melhor circulação do sangue dentro dos vasos sanguíneos e dos alimentos no tubo digestório. Para quem tem refluxo, é uma ótima opção.

Além disso, também diminui a ação da gravidade nas vias aéreas, diminuindo o ronco e os quadros de apneia do sono.

Para ficar mais confortável, a dica é evitar travesseiros muito baixos ou muito altos. O pescoço deve ficar apoiado de forma que mantenha a altura fisiológica da coluna cervical em relação aos ombros. O travesseiro deve acomodar apenas a cabeça e o pescoço, os ombros, não. Uma almofada entre os joelhos também ajuda a manter o alinhamento entre o quadril e a lombar.

 

Posição fetal

No mesmo sentido, muitas pessoas gostam de descansar na chamada “posição fetal”, imitando os bebês dentro do útero. Ela é bastante aconchegante, mas exige atenção em relação à coluna e às vias aéreas.

“Pode ser gerada uma pressão na coluna vertebral que, a longo prazo, causa dores. As vias áreas também podem ser levemente obstruídas e piorar situações, como o ronco”, alerta o ortopedista.

A dois, na famosa “conchinha”, a posição fetal proporciona a produção de ocitocina, um hormônio relacionado ao amor e ao bem-estar. O único cuidado é com a sensação de dormência que, apesar de passar em poucos minutos, pode ser bastante incômoda.

Veja também: Todo mundo sonha? Entenda o que acontece no cérebro durante o sono

 

De barriga para cima

“Durante os primeiros dias de vida, essa é a melhor posição a ser adotada. O recém-nascido se beneficia desse posicionamento devido a sua anatomia. É a melhor posição a fim de se evitar episódios de sufocamento que podem ser fatais”, diz o dr. Bruno.

Para os adultos, por sua vez, dormir de barriga para cima pode agravar o ronco e a apneia do sono ou piorar dores já existentes na coluna lombar.

Visando uma melhor noite de sono, quem gosta dessa posição pode usar travesseiros baixinhos e um rolinho embaixo dos joelhos para alinhar a coluna e os quadris.

 

De bruços

“Essa talvez seja a posição menos indicada para se dormir. Isso porque a coluna vertebral passa a ser estressada, sofrendo uma pressão constante”, afirma o ortopedista.

Nessa posição, a coluna perde a sua curvatura natural, o que pode gerar dores e lesões.  

 

É hora de trocar de posição

Ou seja, a maneira mais confortável para dormir depende de cada pessoa. O colchão também interfere: aqueles feitos de espuma são mais rígidos e indicados para quem prefere dormir de barriga para cima. Já os de mola favorecem quem dorme de lado ou na posição fetal, porque acomoda melhor a pressão exercida pelo ombro e o quadril sem tensionar a coluna.

Para saber se a sua posição preferida está sendo prejudicial, basta se atentar aos sinais que o corpo dá.

“Quando uma pessoa adormece em uma posição prejudicial, pode sofrer com desconfortos, como dores de cabeça, nos ombros, na lombar, cãimbras, apneia do sono, refluxo, problemas posturais, má circulação e até problemas no sistema imunológico”, elenca o dr. Bruno. Acordar várias vezes durante a noite ou se sentir cansado ao longo do dia também são sinais de alerta.

E se quiser adotar uma postura mais confortável, a dica é ter paciência e criar o hábito aos poucos. É normal, ao dormir, retomar a posição antiga. Se você acordar no meio da noite e perceber a mudança, tente retomar a nova postura até que o corpo se acostume.

Veja também: Melatonina ajuda a regular o sono, mas não trata insônia

Tópicos

Veja mais

Sair da versão mobile