DrauzioCast #030 | Lesões na coluna

Acidentes de trânsito e quedas são algumas das principais causas de lesões na coluna. Saiba mais neste episódio.

Compartilhar

Publicado em: 6 de novembro de 2018

Revisado em: 16 de março de 2021

Acidentes de trânsito e quedas são algumas das principais causas de lesões na coluna. Saiba mais neste episódio.

 

nsbp;

nsbp;

A coluna vertebral é constituída por uma pilha de ossos chamados vértebras, ligadas por articulações e separadas por discos de cartilagem.

Essa pilha de vértebras foi organizada pela evolução da espécie para servir de apoio aos outros ossos do esqueleto e proteger a medula espinhal, que passa por um canal no interior da coluna e de onde saem os nervos responsáveis por todos os nossos movimentos e sensações.

Um acidente ou um trauma podem romper uma vértebra e pressionar, seccionar ou destruir a circulação interna da medula espinhal em alguma altura da coluna. Como consequência, a parte do corpo que fica abaixo da lesão irá sofrer comprometimento da motricidade, e a pessoa pode perder os movimentos e as sensações. Esse é um problema gravíssimo de saúde pública e — o que é lastimável — bastante comum em nosso meio.

Veja também: Traumatismos | Entrevista

Atualmente no Brasil ocorrem 70 casos novos por ano em cada um milhão de habitantes por lesão na coluna. O que perfaz um total de 11.500 novos casos de lesão medular por ano em nosso país.

Essas pessoas, apesar da lesão, têm a mesma expectativa de vida da população geral, mas curiosamente quase nunca são vistas circulando por aí, porque existem dificuldades para que se integrem à vida social nas cidades, e elas acabam sendo forçadas a viver mais dentro de casa.

Já é tempo de começarmos a trabalhar pela mudança dessa situação, a fim de oferecer às pessoas que sofreram lesão medular condições que favoreçam sua reintegração profissional e na sociedade.

Veja mais

Sair da versão mobile