5 alterações na mama que podem indicar câncer

Inversão do mamilo, saída de secreções e mudança da textura da pele são alguns sinais de alerta para o câncer de mama. 

mulher sentada, vestida, toca a mama. alterações na mama podem ser sinal de câncer de mama

Compartilhar

Publicado em: 12 de outubro de 2023

Revisado em: 30 de outubro de 2023

Inversão do mamilo, saída de secreções e mudança da textura da pele são algumas das alterações na mama que podem ser sinais de alerta para o câncer de mama. 

 

O câncer de mama é a primeira causa de morte por câncer em mulheres no Brasil, e sua  incidência e mortalidade tendem a crescer progressivamente a partir dos 40 anos. 

O diagnóstico precoce é fundamental para esse tipo de tumor, assim como a questão do autocuidado. Conhecer o próprio corpo, observar as mamas no espelho, tocá-las e, ao menor sinal de mudança, procurar assistência médica. Essa estratégia de saúde pública é adotada em muitos países e chama-se breast awareness (em tradução livre, “conscientização sobre as mamas”), em substituição ao autoexame, que acaba gerando uma ansiedade na mulher, já que não é uma técnica simples e precisa ser orientada por um porfissional de saúde.

Por isso, além dos exames periódicos, recomenda-se que a mulher fique atenta a qualquer mudança nas mamas na sua vida diária.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), de cada três mulheres diagnosticadas com câncer de mama, duas perceberam sozinhas algum sinal ou sintoma da doença. 

Nódulos e caroços nos seios chamam muita atenção, mas não são os únicos sintomas que podem ser associados ao câncer de mama. Por isso, com ajuda do dr. Helio Pinczowski, médico oncologista do Instituto Paulista de Cancerologia (IPC), listamos cinco sinais de alerta que podem surgir na região das mamas.

Mas atenção: nem tudo que aparece nas mamas significa câncer. Existe uma série de doenças mamárias que provocam quadros inflamatórios e dor. É sempre importante consultar um médico para esclarecer as dúvidas. 

 

  • Alterações na pele

A presença de um tumor nas mamas pode alterar a textura da pele e deixá-la com a aparência rugosa, como uma casca de laranja. 

“A pele vai ficando mais grossa à medida que o tumor vai se infiltrando. No começo, a mulher pode pensar que é o atrito com a roupa, mas depois de uma semana essas irregularidades na pele vão aumentando e não respondem a tratamentos tópicos. Por isso é bom investigar”, reforça o dr. Pinczowski

 

  • Mamilo invertido

Esse tipo de problema faz com que a região da ponta da aréola se volte para dentro do corpo ou se encolha. Embora isso não implique necessariamente a presença de um tumor (uma pessoa pode nascer com a condição ou adquiri-la durante a amamentação, por exemplo), essa mudança anatômica também pode indicar algum problema no organismo, principalmente se vier associada a outros sintomas, como achatamento ou mudança de tamanho dos seios. 

 

  • Saída de secreção

“Secreções no mamilo podem ocorrer por conta de gravidez, inflamação nas mamas, após o parto. Essa secreção em um mamilo sem problemas costuma ser um líquido ralo, turvo, esbranquiçado ou quase transparente”, explica o mastologista. 

A secreção sanguinolenta não é comum e precisa ser investigada, principalmente se o líquido estiver saindo somente de uma das mamas e sem que o mamilo esteja sendo apertado. 

 

  • Pequenos nódulos palpáveis

A presença de pequenos nódulos duros e palpáveis nos seios e nas axilas merecem atenção. Em geral, a maioria dos nódulos benignos na mama provoca dor ou incômodo, pois eles costumam ser causados por algum tipo de inflamação ou infecção no seio. Porém, nódulos doloridos na mama também podem ser um alerta para o câncer de mama.

 

  • Mudança de tamanho da mama

É normal e até esperado que a mulher tenha seios de tamanhos diferentes. Uma mama pode se diferenciar da outra pelo tamanho e cor das auréolas. Entretanto, é importante saber que o aparecimento de nódulos na região dos seios e das axilas pode alterar o volume (uma mama pode ficar mais pesada que a outra) e também é possível sentir a região mais quente.



Veja mais

Sair da versão mobile