Quando é hora de trocar os óculos de grau? - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Oftalmologia

Quando é hora de trocar os óculos de grau?

óculos de grau expostos em prateleiras de ótica
Publicado em 27/06/2023
Revisado em 28/06/2023

Saiba quais sinais indicam que o grau está desatualizado, e como aumentar a vida útil dos seus óculos de grau.  

 

Quem usa óculos para corrigir algum distúrbio de visão sabe que de tempos em tempos é necessário fazer uma consulta com o oftalmologista e, eventualmente, trocar as lentes porque o grau mudou.

Ficar por muito tempo com o grau desatualizado não oferece riscos sérios à saúde dos olhos, mas pode atrapalhar o dia a dia, gerando incômodo, fadiga ocular, dor de cabeça e dificuldade em realizar tarefas que exijam foco visual. 

“Embora não cause danos graves aos olhos, [usar óculos com um grau desatualizado] pode comprometer a qualidade de vida do usuário, limitando atividades como dirigir, ler ou assistir a filmes legendados. Às vezes, recebo pacientes que por causa de um grau desatualizado apresentam dores de cabeça mais frequentes e passam a usar mais remédios para isso. Isso sim não é bom no médio e longo prazo”, afirma Hallim Feres Neto, oftalmologista, membro do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) e diretor da clínica Prisma Visão.

 

Sinais de que o grau mudou

Os óculos de grau devem ser trocados quando você percebe que a qualidade da sua visão diminuiu mesmo usando-os. 

“Ou quando sentir desconforto, cansaço visual, dor de cabeça, lacrimejamento ou irritação nos olhos. Esses sintomas podem surgir ao realizar tarefas que exigem concentração e esforço visual, como ler, usar o computador ou assistir à TV. Além disso, se a armação ou lentes dos seus óculos estiverem danificadas, também é recomendado trocá-los”, explica o médico. 

A mudança no grau do óculos é um processo gradual. “A mudança vai acontecendo ao longo do tempo até que finalmente a gente perceba. Toleramos pequenas mudanças no grau e geralmente não é necessário trocá-los a cada pequena variação. Astigmatismos tendem a estabilizar mais cedo que a miopia ou hipermetropia”, afirma o dr. Hallim.

Segundo o médico, em adultos, geralmente, o período de um ano é adequado para verificar se há mudança suficiente que justifique a troca dos óculos. Em crianças, esse tempo pode ser menor, principalmente durante o estirão de crescimento.

        Veja também: É verdade que usar óculos “acostuma” a vista?

 

Quando ir ao oftalmologista

A recomendação é que pessoas que usam óculos de grau consultem um oftalmologista pelo menos uma vez por ano. 

“Esta consulta deve incluir o exame de refração para verificar se houve mudança no grau, mas também vai englobar uma avaliação geral da saúde dos olhos, incluindo a medição da pressão ocular e a observação das estruturas oculares com uma lâmpada de fenda e lentes especiais”, explica o dr. Hallim. 

 

Cuidados com os óculos de grau

O oftalmologista lista algumas dicas que ajudam a prolongar a vida útil dos óculos de grau:

  • Limpe as lentes do óculos com produtos próprios ou utilize água e sabonete;
  • Seque as lentes com o lencinho próprio ou com lenços ou papéis não abrasivos (o papel higiênico é uma boa opção);
  • Quando não estiver usando os óculos, guarde-os sempre na caixinha (evite jogá-los soltos dentro de bolsas ou mochilas);
  • Quando não estiver com a caixinha para guardá-los, não deixe os óculos com as lentes viradas para baixo.

        Veja também: Guia das lentes de contato

Compartilhe