Neurologia

Síndrome de Asperger é a mesma coisa que autismo?



Entenda as principais características da síndrome de Asperger e como ela se diferencia do autismo clássico.

 

A síndrome de Asperger é uma condição que faz parte do transtorno do espectro autista (TEA), sendo considerada um tipo de autismo brando.

Os transtornos do espectro autista são distúrbios que afetam o desenvolvimento neurológico caracterizados principalmente pela dificuldade de comunicação e de interação social, além de padrões de comportamentos repetitivos e restritivos. O espectro recebe esse nome porque engloba uma série de condições que variam de intensidade, desde graus mais leves até mais severos. Mas todas estão relacionadas com as características listadas acima.

Veja também: Quarentena muda rotina dos pais de crianças com autismo

A síndrome de Asperger é um desses transtornos, só que um dos mais brandos. Chamada de autismo leve ou autismo nível 1 pelos especialistas, ela provoca os mesmos sintomas do autismo clássico, mas em uma escala menor. Pacientes que têm Asperger normalmente apresentam dificuldade para se comunicar e tendem a repetir frases ou falas de forma mecânica, porém, essa dificuldade não tem um impacto tão nítido em suas interações e relações sociais.

Veja também: Neuropediatra fala sobre a síndrome de Asperger.

A rotina é muito importante para as pessoas que têm transtorno, já que elas sentem imensa dificuldade em experimentar coisas novas, sair da zona de conforto e manter atenção focada por muito tempo. No entanto, elas têm a capacidade cognitiva preservada e dificilmente apresentam comportamentos agressivos. Além disso, no autismo leve, o indivíduo tem uma autonomia maior e consegue levar uma vida praticamente normal.

É importante lembrar que a síndrome de Asperger (assim como qualquer outro nível de autismo) não é uma doença, e sim uma condição. Não há, portanto, uma cura, mas existem tratamentos e terapias comportamentais que podem ajudar as crianças com diagnóstico de autismo a conviver melhor com outras pessoas e ter mais autonomia.

 

Conteúdo produzido em parceria com a Prati-Donaduzzi.

Sobre o autor: Maiara Ribeiro

Maiara Ribeiro é repórter do Portal Drauzio Varella desde 2018. Tem interesse em assuntos relacionados à saúde da criança, da mulher e do idoso.