Período fértil: saiba quando as chances de engravidar são maiores


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Obstetrícia

foto de calendário, com alfinete espetado no dia 30, sinalizando período fértil

Compartilhar

Publicado em: 29 de março de 2023

Revisado em: 19 de maio de 2023

Durante essa fase do ciclo menstrual, aumentam as chances de uma gestação. Aprenda a identificar seu período fértil.

 

O período fértil, também conhecido como janela da fertilidade ou janela fértil, é o momento do mês em que ocorre a ovulação no ciclo menstrual. E, nessa fase, aumentam as chances de uma gestação. Portanto, ter essa informação é importante tanto para quem está querendo engravidar quanto para quem não deseja ter filhos. 

Na maioria das vezes, o período fértil acontece entre dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação. Por isso, varia de acordo com o ciclo menstrual. Geralmente, costuma durar aproximadamente cinco dias.

Esse período leva em conta os dias que os espermatozoides conseguem sobreviver no organismo feminino após a relação sexual. Dessa forma, casais que querem engravidar são orientados a fazer sexo cerca de dois ou três dias antes e dois ou três dias depois da ovulação, para aumentar a probabilidade de ter um bebê. 

“Em ciclos regulares de 28 dias, a partir do 14º dia do ciclo menstrual existe um folículo maduro no ovário, que se desenvolveu e amadureceu e está pronto para romper para liberar o óvulo. A maturação final e o rompimento do folículo ocorrem pela ação do LH (hormônio luteinizante). O óvulo liberado permanece nas tubas uterinas por 24 a 36 horas e está pronto para ser fecundado”, explica Ana Paula Beck, ginecologista e obstetra do Hospital Israelita Albert Einstein.

        Veja também: O que a menstruação diz sobre a sua saúde

 

Como calcular o período fértil?

É importante se atentar para o ciclo menstrual para saber quando se está no período fértil. De forma geral, quem menstrua regularmente pode descontar 14 dias da duração total do ciclo e calcular dois dias a mais e dois a menos.

“Na maioria das vezes, a mulher terá um óvulo para ser fecundado a cada ciclo menstrual. Esse óvulo será liberado do ovário em direção ao útero num processo chamado ovulação. Esse evento ocorre cerca de 14 dias antes do início da menstruação. Portanto, cada mulher deverá saber seu padrão de ciclo menstrual para identificar esse dia”, afirma Eduardo Motta, ginecologista e obstetra do Hospital Sírio-Libanês. 

Para exemplificar, quem tem um ciclo de 28 dias ovula no 14º dia. Portanto, o período fértil ocorre entre o 12º e o 16º dia. Já em ciclos de 30 dias, a ovulação acontece no 16º dia e o período fértil abrange do 14º ao 18º dia.

Quem tem ciclos irregulares costuma ter mais dificuldade para calcular o período fértil, já que varia bastante. Sendo assim, o cálculo é realizado pelo ginecologista ao avaliar um período mínimo de 12 meses, observando os ciclos menstruais. 

        Veja também: Aplicativos de ciclo menstrual não devem ser usados para evitar gravidez

 

Sinais e sintomas do período fértil

É comum que algumas mulheres tenham alguns sinais de que estão ovulando. Mas também é frequente que seja um processo assintomático. 

Geralmente, antes da ovulação, o útero produz um muco transparente e sem cheiro, semelhante à clara de ovo. A função dessa secreção é facilitar que os espermatozoides cheguem ao óvulo. 

Outros sintomas que podem surgir: 

  • leve aumento da temperatura corporal; 
  • aumento do desejo sexual; 
  • cólica no baixo-ventre; 
  • inchaço nas mamas; 
  • aumento da oleosidade da pele e surgimento de acnes. 

        Veja também: Sintomas do ciclo menstrual | Infográfico

 

Exames e testes que podem ajudar a identificar o período fértil

Alguns exames também apontam o período fértil da mulher. O exame de toque, realizado pelo ginecologista, por exemplo, mostra que o ovário está aumentado em decorrência da ovulação. 

“Por meio do exame de ultrassom transvaginal é possível observar quando a ovulação ocorre e as modificações do ovário para a manutenção de uma eventual gravidez. Já os exames de sangue podem demonstrar os níveis hormonais relacionados a esse processo”, explica o dr. Motta. 

Além disso, os testes de ovulação disponíveis nas farmácias são considerados eficazes para identificar quando a mulher está ovulando. Para isso, é preciso urinar no teste diariamente após a menstruação e acompanhar a evolução do ciclo. Eles indicam a concentração do hormônio luteinizante e o melhor momento para ter relação quando se deseja engravidar. 

        Veja também: Posso escolher parar de menstruar?

 

Fatores que atrapalham a ovulação

Entre os fatores que interferem no período fértil estão:  

  • alterações hormonais, como as causadas por problemas de tireoide; 
  • infecções vaginais, do colo uterino ou do interior do útero; 
  • medicamentos que atuam no sistema nervoso central; 
  • estresse e questões emocionais;
  • uso de alguns hormônios, como testosterona;
  • problemas de saúde, como ovários policísticos;
  • baixo peso ou obesidade. 

 

Quem usa a pílula anticoncepcional também tem período fértil?

Não. Quem toma contraceptivos orais não tem período fértil, desde que esteja usando o medicamento da forma correta. As pílulas interferem em diversas etapas do processo de fertilização e impedem que a ovulação aconteça, consequentemente a gestação não ocorre. 

        Veja também: Pílula anticoncepcional | Tira-dúvidas com especialista #09

 

Sobre a autora: Samantha Cerquetani é jornalista com foco em saúde e ciência e colabora com o Portal Drauzio Varella. Escreve sobre medicina, nutrição e bem-estar.

Veja mais