Enxaqueca menstrual: o que é, quais são os sintomas e os tipos de tratamento

A enxaqueca menstrual acontece quando surgem dores de cabeça durante o períoo da menstruação. Veja quando é hora de procurar um médico.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Menstruação

Entre 60% e 70% das mulheres que já têm enxaqueca regularmente podem desenvolver o problema também no período menstrual

Compartilhar

Publicado em: 11 de fevereiro de 2023

Revisado em: 10 de fevereiro de 2023

Entre 60% e 70% das mulheres que já têm enxaqueca regularmente podem desenvolver o problema também no período menstrual

 

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça que costuma ter mais intensidade e duração. Quando ela ocorre ou se intensifica durante a TPM ou a menstruação, ela recebe o nome de enxaqueca menstrual. Sintomas incluem dor intensa e prolongada, que pode ser latejante e sentida dos lados da cabeça. 

Estima-se que 60% a 70% das mulheres que têm enxaqueca regularmente desenvolvem o problema também no período menstrual. Já entre as mulheres que não costumam ter enxaqueca, é algo mais raro, afetando em torno de 7%.

“A causa disso é a oscilação hormonal no período menstrual. Não é só a presença ou elevação dos hormônios femininos, mas a oscilação que ocorre no período menstrual que faz com que a mulher apresente mais facilmente essa enxaqueca”, explica o dr. Guilherme Karam, mestre em ginecologia e professor da Faculdade de Ciências Médicas na Universidade Metropolitana de Santos (SP).

De acordo com o ginecologista, é importante que a mulher procure um médico quando a enxaqueca atrapalha as atividades cotidianas. “Ela deve procurar ajuda quando, neste período, ela fica praticamente incapaz de realizar as atividades do dia a dia dela, quando se sente incapacitada de estudar, de trabalhar, e quando percebe que está tendo sintomas muito intensos que começam a levar a outros sintomas, como náuseas e vômitos”, afirma. 

Quando se trata de enxaqueca comum, o profissional mais indicado é o neurologista, que é o médico especialista no diagnóstico e tratamento desse tipo de doença. Já quando a enxaqueca é menstrual, o dr. Guilherme Karam sugere que a mulher busque também um ginecologista. “Um ginecologista também é o médico indicado para fazer essa avaliação em conjunto. Não é necessariamente um ou outro; você pode procurar os dois médicos em conjunto.” 

 

Tratamento da enxaqueca menstrual

O tratamento da enxaqueca menstrual é feito à base de analgésicos e anti-inflamatórios, que devem ser prescritos por um médico. O dr. Guilherme também costuma sugerir que a mulher aumente a ingestão de alimentos ricos em triptofanos, que ajudam a combater a cefaleia e a enxaqueca. São alimentos como cacau, chocolate amargo, castanha de caju, amêndoa, abacate, frutas secas, como uva passa, damasco e tâmara, banana, peixe e ovo.

Quando a enxaqueca menstrual se torna recorrente, existe a possibilidade de um tratamento  preemptivo. “É como se fosse um tratamento preventivo. A mulher começa a usar alguns dias antes da menstruação essas medicações, como anti-inflamatórios e analgésicos de uso contínuo, para evitar que ela desenvolva essa cefaleia ou enxaqueca durante a menstruação”, detalha.

Guilherme Karam fala que ainda há um tratamento à base de hormônios. “Quando você observa que a paciente tem uma cefaleia ou enxaqueca sem aura, você pode utilizar medicação para suprimir o ciclo menstrual dela, para ela não menstruar, não ter essa oscilação hormonal.”

Ele alerta que mulheres que têm enxaqueca com aura não podem fazer esse tipo de tratamento porque há risco de sofrer acidente vascular cerebral (AVC). Esse tipo de enxaqueca tem sintomas como sensibilidade à luz (fotofobia), vista com presença de pontos luminosos, náuseas e vômitos.

Veja também: Coisas que acontecem no corpo durante a menstruação: o que é normal?

 

Sobre a autora: Fabiana Maranhão é jornalista desde 2006 e colabora com o Portal Drauzio Varella. Tem interesse por temas ligados à infância e à adolescência, alimentação saudável e saúde mental.

Veja mais

Sair da versão mobile