Mulher

Comer canjica faz aumentar a produção de leite materno?

Comer canjica faz aumentar a produção de leite materno?

Produção de leite materno não é afetada pelo consumo de canjica, mas uma alimentação saudável faz diferença.

 

Se você tem algum familiar que esteja em período de amamentação, talvez já tenha ouvido alguém comentar a seguinte fase: “É bom comer canjica para aumentar a produção de leite materno”. Além da canjica, alimento à base de milho e leite, até o caldo de cana também já entrou nessa lista. Mas será que tem fundamento? Nenhum.

O que a mãe deve fazer é aumentar a frequência das mamadas. Quanto mais vezes o bebê mamar, mais leite será produzido. Mas a alimentação tem papel importante durante este período. É necessário priorizar uma alimentação saudável, evitar alimentos industrializados e embutidos, refrigerantes e não consumir bebida alcoólica durante toda gestação e logo depois do nascimento do bebê.

A mãe também deve ingerir em média três litros de água diariamente, pois o organismo entende que ao amamentar ocorre perda de líquido. Tente também descansar nas oportunidades em que seu bebê dorme.

Consultoria: Rodrigo da Rosa Filho, graduado em medicina pela Escola Paulista de Medicina (Unifesp/EPM), Membro da Sociedade Brasileira de Reprodução Humana (SBRH) e da Sociedade de Ginecologia e Obstetrícia do Estado de São Paulo (SOGESP).

Sobre o autor: Juliana Conte

Juliana Conte é jornalista, repórter do Portal Drauzio Varella desde 2012. Interessa-se por questões relacionadas a manejo de dores, atividade física e alimentação saudável.

Leia mais