Por que você deve fechar a tampa do vaso para dar descarga?

Apesar de invisível, a nuvem de germes que se espalha pelo banheiro ao dar descarga do vaso sanitário de tampa aberta pode contaminar você e o seu banheiro.

Compartilhar

Publicado em: 12 de janeiro de 2024

Revisado em: 12 de janeiro de 2024

Apesar de invisível, a nuvem de germes que se espalha pelo banheiro ao dar descarga do vaso sanitário de tampa aberta pode contaminar você e o seu banheiro.

 

Você provavelmente já ouviu alguém pedir para fechar a tampa da privada antes de dar a descarga. A dica não é um mero costume, ela tem fundamento: abaixar a tampa impede que vários microrganismos contaminem você, o seu banheiro e até a sua escova de dentes.

 

Como ocorre a contaminação?

Em apenas oito segundos, as partículas expelidas durante a descarga podem chegar à velocidade de 2 metros por segundo e atingir até 1,5 metro de altura acima do vaso sanitário. Essa é a conclusão de um estudo de 2022 feito por pesquisadores da Universidade do Colorado, em Boulder, nos Estados Unidos.  

A preocupação com os patógenos presentes dentro dos banheiros é antiga. Em 1950, já havia relatos da produção de bioaerossois a partir das descargas. A pesquisa citada acima, publicada na revista científica “Scientific Reports”, ilustrou esse risco.

“Quando damos descarga, o jato de água pode gerar gotículas contaminadas com urina ou fezes, que podem se disseminar no ambiente”, destaca a dra. Marianna Bezerra, infectologista em São Paulo.

A nuvem de partículas se espalha pelo ar, atingindo tudo o que encontra pela frente: indivíduos, cosméticos, escova de dentes, entre outros itens frequentemente localizados nos banheiros. As gotas maiores se depositam nas superfícies em poucos segundos, mas as menores permanecem suspensas por vários minutos.

 

Dar a descarga de tampa aberta pode causar doenças?

Como elas podem atingir uma altura considerável, as partículas chegam até o nariz de  quem está no banheiro e, quanto mais finas, maior o risco de provocar doenças. Isso porque escapam com mais facilidade aos folículos do nariz, responsáveis por filtrar o ar, e chegam mais profundamente aos pulmões.

Além de fezes e urina, esses germes incluem patógenos como as bactérias causadoras da colite pseudomembranosa, da legionelose, da meningite e de outras doenças do intestino. Até o Sars-CoV-2, vírus causador da covid-19, pode ser encontrado ainda que não se saiba exatamente se ele seria capaz de contaminar nessas condições.

“As bactérias e vírus ali presentes são capazes de gerar doenças, como infecções no trato gastrointestinal, causando mal-estar, diarreias e vômitos”, explica a infectologista.

O perigo é maior se o banheiro for compartilhado e uma das pessoas que o utilizarem  estiver infectada com uma doença contagiosa.

 

Por que fechar a tampa ao dar a descarga?

Para evitar essas e outras doenças, é importante adquirir o hábito de fechar a tampa do vaso sanitário e só depois acionar a descarga. De acordo com um estudo de 2011, esse ato pode reduzir a proliferação de bactérias e patógenos em até 12 vezes.

“Algumas pessoas têm o costume de dar a descarga enquanto ainda estão sentadas no vaso, seja para reduzir o cheiro das excretas ou enquanto se distraem utilizando o celular, mas devido ao potencial de contaminação, esse hábito deve ser evitado”, alerta a dra. Marianna. Nesses casos, os germes ejetados podem contaminar quem está utilizando o vaso.

A infectologista lembra ainda de outros cuidados essenciais de higiene, como manter o banheiro limpo e, principalmente, lavar as mãos com água e sabão antes e depois de usar o banheiro.

Veja também: Você pode estar fazendo errado: conheça aa posição certa para fazer cocô

Veja mais