Atividade física: panaceia na preservação da saúde | Artigo

Atividade física ajuda a evitar doenças como AVC e infarto, além de reduzir a velocidade de crescimento dos tumores malignos. Leia no artigo do dr. Drauzio.

mulher correndo em trilha arborizada. atividade física ajuda no controle de doenças

Compartilhar

Publicado em: 10 de junho de 2019

Revisado em: 16 de agosto de 2021

A atividade física tem papel na redução da velocidade de progressão dos tumores malignos e na resposta ao tratamento quimioterápico.

 

Panaceias foram tratamentos tão populares no passado, que chegaram até o século 21.

O nome deriva da deusa grega que teria o remédio capaz de curar todas as doenças e prolongar indefinidamente a vida humana. Muitos alquimistas se dedicaram a descobrir uma panaceia que, além dessas características, levasse à miraculosa pedra filosofal dotada do poder de transformar qualquer metal em ouro.

 

Veja também: Exercício e mortalidade

 

Na Idade Média, diversas panaceias foram empregadas para tratar febres das mais variadas origens, tumores, reumatismo, convulsões e muitos outros problemas de saúde.

Nos dias de hoje, no meio do lixo da internet, são apregoados tratamentos inacreditáveis: pílulas do câncer, água sanitária para curar autismo e outros males, água oxigenada para tratar câncer e inúmeros chás e infusões que asseguram devolver a saúde para todas as pessoas enfermas. Quando os menos incautos perguntam por que razão os médicos não receitam remédios tão maravilhosos, os charlatães que os prescrevem, apelam para a teoria da conspiração: são baratos, portanto lesivos aos interesses dos médicos mancomunados com a indústria farmacêutica para promover a venda de medicamentos caros.

Ao lado dessas alterações, a atividade física interfere com a resposta imunológica. Durante ou logo após o exercício, aumenta na circulação o número de linfócitos e de células NK (Natural Killers) envolvidas na imunidade natural, fenômeno sugestivo de intensificação da atividade imunológica.

No entanto, leitor, na medicina moderna existe uma medida que remete às antigas panaceias: a atividade física. Ela protege contra ataques cardíacos, derrames cerebrais, obstruções arteriais, diabetes, doenças respiratórias, câncer em diversos órgãos, problemas articulares, transtornos psiquiátricos, perda de massa muscular, osteoporose, reduz o risco de quedas acidentais e fraturas ósseas na velhice, além de preservar por mais tempo as funções cognitivas.

Acabo de assistir a uma palestra, no Congresso Americano de Oncologia, sobre o papel da atividade física na redução da velocidade de progressão dos tumores malignos, na resposta ao tratamento quimioterápico e na tolerância aos efeitos indesejáveis provocados por ele.

O mecanismo envolvido é complexo, mas começa a ser elucidado. Por exemplo, está demonstrado que o exercício aumenta a oferta de oxigênio ao coração e aos músculos, altera o metabolismo da glicose e promove a formação de novos vasos sanguíneos. Essas alterações melhoram a circulação, aumentam a oferta de oxigênio e facilitam a penetração dos quimioterápicos e da radioterapia nas células situadas no interior da massa tumoral.

Ao lado dessas alterações, a atividade física interfere com a resposta imunológica. Durante ou logo após o exercício, aumenta na circulação o número de linfócitos e de células NK (Natural Killers) envolvidas na imunidade natural, fenômeno sugestivo de intensificação da atividade imunológica.

Como nem todos os exercícios são iguais, os estudos procuram definir o mecanismo de ação das formas aeróbias e anaeróbias, bem como as implicações terapêuticas da intensidade, duração, frequência e do “timing” entre a realização da atividade física e a administração do tratamento quimioterápico ou radioterápico.

Está mais do que na hora de você, prezada leitora, deixar a preguiça de lado.

Veja mais

Sair da versão mobile