Sinusite

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, que pode causar a sensação de dor ou pressão entre os olhos. Saiba como evitar.

A sinusite é caracterizada principalmente pela dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça. Veja dicas para aliviar o desconforto.

Compartilhar

Publicado em: 4 de abril de 2011

Revisado em: 10 de outubro de 2023

A sinusite é caracterizada principalmente pela dor forte e pulsátil na região entre os olhos e pela sensação de pressão na cabeça. Veja dicas para aliviar o desconforto.

 

Sinusite é a inflamação das mucosas dos seios da face, região do crânio formada por cavidades ósseas ao redor do nariz, maçãs do rosto e olhos.

Os seios da face dão ressonância à voz, aquecem o ar inspirado e diminuem o peso do crânio, o que facilita sua sustentação. São revestidos por uma mucosa semelhante à do nariz, rica em glândulas produtoras de muco e coberta por cílios dotados de movimentos vibráteis que conduzem o material estranho retido no muco para a parte posterior do nariz com a finalidade de eliminá-lo.

 

Fatores de risco para sinusite

O fluxo da secreção dos seios da face é permanente e imperceptível. Alterações anatômicas, que impedem a drenagem da secreção, e processos infecciosos ou alérgicos como gripes e resfriados, que provocam inflamação das mucosas e facilitam a instalação de germes oportunistas, são fatores que predispõem à doença.

Sintomas da sinusite

As sinusites podem ser divididas em agudas e crônicas e seus sintomas variam de acordo com a classificação:

 

Sinusite aguda

Costuma ocorrer dor de cabeça na área do seio da face mais comprometido (seio frontal, maxilar, etmoidal e esfenoidal). A dor pode ser forte, em pontada, pulsátil ou sensação de pressão ou peso na cabeça. Na grande maioria dos casos, surge obstrução nasal com presença de secreção amarela ou esverdeada, sanguinolenta, que dificulta a respiração. Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.

 

Sinusite crônica

Os sintomas são os mesmos, porém variam muito de intensidade. A dor nos seios da face e a febre podem estar ausentes. A tosse costuma ser o sintoma preponderante. É geralmente noturna e aumenta de intensidade quando a pessoa se deita porque a secreção escorre pela parte posterior das fossas nasais e irrita as vias aéreas disparando o mecanismo de tosse.

Acessos de tosse são particularmente frequentes também pela manhã, ao levantar, e diminuem de intensidade, chegando mesmo a desaparecer no decorrer do dia.

Veja também: Sinusite e o gosto ruim na boca: entenda a relação e como aliviar os sintomas

 

Recomendações para pessoas com sinusite

Abaixo, estão algumas dicas para diminuir os incômodos causados pela sinusite:

  • O mais importante é diluir a secreção para que seja eliminada mais facilmente;
  • Na vigência de gripes, resfriados processos alérgicos que facilitem o aparecimento da doença, beba bastante líquido (pelo menos 2 litros de água por dia) e goteje de 2 a 3 gotas de solução salina nas narinas, muitas vezes por dia. A solução salina pode ser preparada em casa.
  • Para cada litro de água fervida, acrescente 1 colher de sopa (20 g) de açúcar e 1 colher de café de sal (3,5 g). Espere esfriar antes de pingá-la no nariz;
  • Inalações com solução salina, soro fisiológico ou vapor de água quente ajudam a eliminar as secreções;
  • Inclinar a cabeça para trás pode facilitar a saída da secreção dos seios nasais;
  • Evite o ar condicionado. Além de ressecar as mucosas e dificultar a drenagem de secreção, pode disseminar agentes infecciosos (especialmente fungos) que contaminam os seios da face;
  • Procure um médico se os sintomas persistirem. O tratamento inadequado da sinusite pode fazer com que a doença se torne crônica.

Perguntas frequentes sobre sinusite

Toda sinusite precisa de antibiótico?

Não. Pelos sintomas, o médico tem boas condições de avaliar se a sinusite é causada por vírus ou bactérias e se o antibiótico é mesmo necessário.

 

Sinusite causa tontura?

Apesar de não ser um sintoma tão comum, a sinusite pode causar tontura.

 

Sinusite faz o nariz sangrar?

Pode acontecer, pois um dos principais sintomas da doença é a congestão nasal. Com a constante manipulação do nariz para assoar, a mucosa nasal pode ficar irritada e sangrar.

Veja também: 7 coisas que você precisa saber sobre sinusite | Beatriz Moraes

Veja mais

Sair da versão mobile