Sinusite e o gosto ruim na boca: entenda a relação e como aliviar os sintomas

A condição pode causar um gosto amargo na boca devido ao acúmulo de muco no nariz. Saiba mais sobre os sintomas, tipos de sinusite e como aliviar o incômodo.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Otorrinolaringologia

mulher com sinusite assoa o nariz. Doença pode causar gosto ruim na boca

Compartilhar

Publicado em: 11/07/2023

Revisado em: 15/08/2023

A sinusite pode causar um gosto ruim na boca devido ao acúmulo de muco no nariz. Saiba mais sobre os sintomas, tipos de sinusite e como aliviar o desconforto.

 

A sinusite é um processo inflamatório e/ou infeccioso dos seios paranasais (cavidades encontradas nos ossos do crânio, próximas ao nariz). Segundo Renata Moura Barizon, otorrinolaringologista pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) e coordenadora de otorrinolaringologia da Associação Médica Fluminense, a doença está relacionada ao gosto ruim na boca quando a secreção proveniente dessas cavidades escorre pela garganta.

A profissional explica que nem sempre o acúmulo de muco causa alterações no sabor que levam a sentir um gosto ruim na boca. “Mas quando a pessoa está com muito muco no nariz, ele pode escorrer pela garganta, causando um gosto amargo na boca e nos alimentos”, completa.

A dra. Renata elenca outros sintomas comuns da sinusite:.:

 

Diferentes tipos de sinusite e como eles podem afetar o paladar

As sinusites podem ser alérgicas, virais, bacterianas ou fúngicas. A inflamação afeta o paladar quando o nariz fica muito congestionado e diminui o olfato. 

“O paladar é responsável por perceber os gostos doce, salgado, azedo, amargo e umami, mas o olfato é o responsável pelo discernimento dos sabores. Por exemplo, ele ajudará a identificar se o doce é de chocolate ou doce de leite”, revela a otorrinolaringologista.

A profissional também reflete sobre a importância do tratamento. “É muito importante o tratamento adequado para diminuir e cessar a secreção que é a causa do gosto ruim na boca”, afirma.

        Ouça: Sinusite – Por Que Dói? #37

 

É possível aliviar os sintomas da sinusite? 

Independentemente da causa da sinusite, é imprescindível realizar uma limpeza nasal com soro fisiológico abundante para facilitar a fluidez da secreção e a limpeza nasal. 

O consumo de água também pode ser um bom aliado. “Além disso, é recomendado aumentar a quantidade de água ingerida, uma vez que a água é considerada o melhor expectorante”, esclarece a médica.

Quanto ao tempo para que o gosto ruim na boca desapareça, a dra. Renata afirma que não existe uma previsão, pois isso varia de acordo com o quadro clínico e a adesão correta do tratamento pelo paciente.

 

Outras causas para o gosto ruim na boca 

Além da sinusite, existem outras condições de saúde que podem afetar o paladar. A otorrinolaringologista lista a presença de resto de alimentos que se acumulam nas amídalas (também chamado de caseum), o refluxo gastroesofágico, a gengivite, a periodontite, a cetoacidose diabética, a hepatite e até o uso de alguns suplementos vitamínicos, antibióticos e antidepressivos.

        Veja também: Rinite, sinusite e bronquite | Elnara Negri

 

Sobre o autor: Caio Coutinho é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaborador no Portal Drauzio Varella. Além do gosto por música, também tem interesse em temas de saúde mental e saúde da criança.

Veja mais

Sair da versão mobile