Orelha média

A orelha média consiste de um espaço oco, preenchido por ar, que vai do tímpano, ou membrana timpânica, à orelha interna.

A principal função da orelha média é transmitir o som da membrana do tímpano para a orelha interna.

Compartilhar

Publicado em: 30 de agosto de 2016

Revisado em: 15 de setembro de 2021

A principal função da orelha média é transmitir o som da membrana do tímpano para a orelha interna.

 

A orelha média ou cavidade timpânica consiste de um espaço oco no osso temporal, preenchido por ar, que vai do tímpano, ou membrana timpânica, à orelha interna. Dentro dessa cavidade há três ossículos articulados entre si, cujos nomes descrevem sua forma: martelo, bigorna e estribo, além da tuba auditiva (antes conhecida como Trompa de Eustáquio).

 

Veja também: Otite Média

 

Os três ossículos são os menores do corpo humano e ligam, como uma ponte, o tímpano à orelha interna.

 

 

A principal função dessa parte da orelha é transmitir o som da membrana do tímpano para a orelha interna: as ondas sonoras movem a membrana timpânica e esta move os ossículos (martelo, bigorna e estribo, nessa ordem), que conduzem as vibrações sonoras para a orelha interna.

A tuba auditiva conecta a cavidade timpânica com a nasofaringe. Ela permite que o ar penetre na orelha média. Sua função é igualar a pressão dentro da orelha média à pressão atmosférica (pressão exterior). Dessa forma, de um lado e de outro do tímpano, a pressão permanece a mesma. Quando essas pressões ficam diferentes, não ouvimos bem, até que o equilíbrio seja reestabelecido.

Veja mais

Sair da versão mobile