Doenças e sintomas

Parafimose

Ilustração mostrando diferença entre fimose e parafimose.

Parafimose é um problema mais grave que a fimose e exige atendimento imediato.

 

A parafimose pode ser entendida como o inverso da fimose: a pele do prepúcio retrai e não consegue voltar para cobrir novamente a glande do pênis. Pressionada, a glande incha, o que dificulta ainda mais o retorno do prepúcio. É uma condição grave, pois o prepúcio pode apertar a glande de forma que a circulação sanguínea fique prejudicada.

Veja também: Como fazer a higiene íntima masculina

 

Sintomas de parafimose

 

  • Dor;
  • Inchaço na ponta do pênis;
  • Vermelhidão ou descoloração na ponta do pênis.

 

Prevenção da parafimose

 

Uma das condições que pode levar ao problema é a tentativa de massagear e retrair o prepúcio para corrigir uma fimose. Por isso não se recomendam exercícios para tentar corrigir a fimose sem orientação.

Entretanto, o quadro também pode se instalar ao higienizar normalmente o pênis da criança. É necessário ficar atento e observar se o prepúcio voltou normalmente à sua posição após ser retraído.

 

Tratamento da parafimose

 

A parafimose constitui emergência médica, pois a circulação pode ser prejudicada até o extremo de ser interrompida, situação em que pode haver destruição irreversível do tecido peniano.

O tratamento imediato consiste em aplicar lubrificantes e tentar comprimir a glande até que o prepúcio consiga retornar à sua posição inicial. Quando isso não é possível, recorre-se à cirurgia. Com anestesia, a pele é cortada de forma a aliviar a pressão e permitir a passagem da glande de volta. Posteriormente, em geral a cirurgia é complementada com uma circuncisão comum, como a feita em casos de fimose.

Veja também: Entrevista sobre anomalia dos genitais masculinos

 

Recomendações sobre parafimose

 

  • Não tente corrigir a fimose de seu filho sem orientação médica, pois pode haver consequências graves;
  • Caso perceba sinais do problema, não demore para procurar ajuda, pois trata-se de uma emergência.

 

Perguntas frequentes sobre parafimose

 

Posso tentar resolver a parafimose em meu filho por conta própria?

Em alguns casos é possível, com uma pequena compressão da glande, fazer com que o prepúcio retome sua posição. Porém, conforme o quadro se agrava essa tarefa se torna cada vez mais difícil, portanto, não demore para procurar ajuda médica caso não consiga rapidamente.

Sobre o autor: Luiz Fujita Jr

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

Leia mais