Cólera

Saneamento básico e medidas simples de higiene são pré-requisitos fundamentais na prevenção dos surtos de cólera.

Bactérias causadoras do cólera

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Cólera é uma doença infectocontagiosa aguda que pode ser evitada com saneamento básico e medidas simples de higiene. O principal sintoma da doença é diarreia volumosa acompanhada de vômitos. 

 

Cólera é uma doença infectocontagiosa aguda do intestino delgado, causada por uma enterotoxina produzida pela bactéria vibrio colérico (Vibrio cholerae).

A transmissão é fecal-oral e se dá através da água e de alimentos contaminados pelas fezes ou pela manipulação de alimentos por pessoas infectadas, sejam elas sintomáticas ou não. Já foram registrados casos em que peixes, frutos do mar, como ostras e mexilhões, crus ou mal cozidos, e gelo fabricado com água não tratada foram veículos de transmissão da doença. A enfermidade é de notificação compulsória às autoridades de saúde.

Epidemias de cólera são comuns em regiões de acampamentos e aglomeração humana, onde as condições de higiene e saneamento básico são precárias ou inexistentes.

 

Prevenção e sintomas

 

Saneamento básico e medidas simples de higiene são pré-requisitos fundamentais na prevenção dos surtos de cólera.

O principal sintoma é a diarreia volumosa, que começa de repente, acompanhada por vômitos, mas raramente por febre e dores abdominais.

As fezes são líquidas, acinzentadas, sem odor fétido nem sinais de sangue ou pus. Em questão de poucas horas, a perda excessiva de água e de sais minerais nas evacuações pode resultar em desidratação grave, baixa expressiva da pressão arterial, insuficiência renal e coma, que pode levar à morte.

 

Veja também: O que fazer em caso de diarreia

 

Diagnóstico

 

Os sintomas clínicos e exames laboratoriais de cultura de fezes para identificar a presença do vibrião são elementos essenciais para o diagnóstico da cólera. É sempre importante estabelecer o diagnóstico diferencial com outros tipos de diarreia para identificar e isolar o vibrião colérico.

 

Vacinas

 

As vacinas disponíveis contra a cólera oferecem proteção relativa e de curta duração. Por isso, não são aplicadas rotineiramente na população.

 

Tratamento

 

A reidratação é a medida terapêutica mais importante no tratamento da cólera. Ela pode ser feita por via oral com soro caseiro ou com soluções farmacológicas reidratantes.

Medicamentos antidiarreicos, antiespasmódicos e à base de cortisona são contraindicados no tratamento da cólera. Embora o uso de alguns antibióticos possa ser preconizado para o controle da doença, eles só devem ser intrroduzidos sob orientação médica, a fim de evitar que o vibrião adquira resistência contra eles.

 

Recomendações

 

  • Lave constantemente as mãos com água e sabão, qualquer sabão;
  • Evite ingerir alimentos crus ou mal cozidos, se não tiver certeza sobre sua origem e formas de preparo;
  • Use hipoclorito de sódio para purificar a água que não foi devidamente tratada;
  • Mantenha limpos todos os utensílios usados na mesa e na cozinha;
  • Mergulhe verduras, legumes e frutas na água com algumas gotas de hipoclorito ou uma colher de água sanitária antes de consumi-los;
  • Não consuma alimentos de procedência duvidosa.

Veja mais

Sair da versão mobile