Pressão baixa (hipotensão arterial)

Algumas pessoas têm com certa frequência quadros de pressão baixa. O problema pode estar ligada a doenças graves.

Mulher com uma mão na cabeça e outra apoiada na parede, indicando sinais de tontura, sintoma clássico de pressão baixa.

Compartilhar

Publicado em: 31 de maio de 2012

Revisado em: 27 de outubro de 2023

Algumas pessoas, principalmente no calor, sentem tontura, fraqueza e suor frio, decorrentes da pressão baixa. Se a sensação for sentida com frequência, pode ser necessário procurar um médico.

 

A pressão arterial é consequência da força que o sangue exerce contra as paredes das artérias para conseguir circular pelo corpo. Quando o coração se contrai (sístole) para expulsar o sangue de seu interior, a pressão nas artérias atinge o valor máximo (pressão máxima ou sistólica). Quando a musculatura cardíaca relaxa (diástole) para permitir que o sangue volte a encher suas cavidades, a pressão cai para seus valores mínimos: é a pressão mínima ou diastólica.

De acordo com os critérios internacionais estabelecidos, os valores de referência desejáveis da pressão arterial estão ao redor de 120 mmHg x 80 mmHg, ou 12 por 8.

 

Veja também: Você tem aparelho para medir pressão em casa? Ótimo! Mas alguns detalhes podem interferir na aferição. Aprenda a medir corretamente

 

Considera-se que uma pessoa está com pressão baixa, ou hipotensão arterial, quando esses níveis são menores que 9 por 6. É comum pessoas que sofrem desse problema apresentarem desmaios quando a pressão cai, mas é preciso ressalvar, porém, que pessoas saudáveis podem ter níveis baixos a esse ponto sem manifestar os sinais negativos da hipotensão arterial.

Pressão baixa não é considerada uma doença em si, mas pode estar relacionada com doenças graves como infarto do miocárdio, embolia pulmonar, diabetes, doença de Addison e a síndrome de Shy-Drager, por exemplo.

 

Causas de pressão baixa

 

Quedas de pressão podem acontecer em situações que favorecem a perda do controle do fluxo de sangue e a hipovolemia, ou seja, a diminuição da quantidade de sangue no corpo. Desidratação, jejum prolongado, uso excessivo de medicamentos contra hipertensão, de diuréticos e de remédios para emagrecer, entre outros, podem ser os responsáveis por essa condição. Da mesma forma, nos dias de calor, a tendência é diminuírem os níveis de pressão, porque as artérias ficam mais dilatadas e o sangue não precisa exercer muita força para circular.

Quedas de pressão podem ocorrer também, quando a pessoa se levanta de repente depois de muito tempo deitada, agachada ou sentada, em decorrência de um déficit momentâneo na irrigação do cérebro por causa do retorno venoso mais lento e do subsequente débito cardíaco. Nesse caso, elas recebem o nome específico de hipotensão postural ou ortostática. Esses quadros são mais frequentes nos idosos tratados com drogas hipertensivas ou nos portadores de diabetes.

Já a chamada hipotensão neuralmente mediada pode manifestar-se quando a pessoa fica muito tempo em pé, parada, sem se movimentar, ou em resposta a uma experiência de grande impacto emocional.

O limite aceitável da hipotensão é determinado pela capacidade de perfusão tecidual, ou seja, pelo fluxo sanguíneo e aporte de oxigênio oferecido aos tecidos para mantê-los funcionando. Abaixo desses níveis, a situação é considerada de choque circulatório, estabelecido ou iminente, uma urgência médica de extrema gravidade.

 

Sintomas da pressão baixa

 

Quando a pressão arterial está baixa, o fluxo de sangue para os tecidos cai e o oxigênio não chega às células em quantidade suficiente. Podem surgir, então, os seguintes sintomas, que variam de intensidade conforme o caso.

  • Fraqueza;
  • Perda de força;
  • Baixa de energia;
  • Tontura;
  • Visão turva;
  • Suor frio;
  • Taquicardia;
  • Sensação de desmaio ou desmaio.

 

Diagnóstico de pressão baixa

 

O exame clínico e o levantamento da história do paciente são dados importantes para o diagnóstico da hipotensão, mas testes de laboratório podem fazer-se necessários para respaldar o diagnóstico. Em alguns casos, é necessário pedir um exame chamado MAPA (monitorização ambulatorial da pressão arterial).

 

Tratamento da pressão baixa

 

O tratamento da hipotensão arterial é determinado pelas características, gravidade e causas dos sintomas. Na ausência deles, em geral as pessoas saudáveis com pressão baixa não necessitam de nenhum tipo de intervenção terapêutica. No entanto, quando a hipotensão é determinada por uma doença de base, o objetivo do tratamento deve ser reverter, atenuar ou corrigir esse distúrbio.

Nos casos de queda brusca de pressão arterial, as seguintes medidas podem ajudar a controlar a crise:

  • A pessoa deve deitar-se numa posição confortável e, se possível, com os pés mais elevados do que o coração e a cabeça;
  • Deve também ingerir bastante líquido para aumentar o volume do fluxo sanguíneo, mas em pequenos goles e dar preferência a sucos de frutas, se estiver em jejum há muito tempo.

No entanto, se os sintomas persistirem por mais de 15 minutos, a pessoa deve ser encaminhada para atendimento médico de urgência sem demora.

 

Recomendações para evitar a pressão baixa

 

  • Levante-se com cuidado. Se estiver deitado/a, sente-se primeiro na cama e permaneça nessa posição por alguns minutos antes de ficar em pé;
  • Beba bastante líquido para evitar a desidratação e a hipovolemia;
  • Verifique se os medicamentos que está usando têm algum tipo de ação sobre pressão arterial;
  • Pratique exercícios físicos regularmente: eles têm ação benéfica sobre a circulação sanguínea e a pressão arterial;
  • Evite permanecer por longos períodos em ambientes muito quentes e úmidos;
  • Mantenha o travesseiro levemente elevado para diminuir o risco de hipotensão ao se levantar;
  • Procure um médico para avaliação clínica se as crises de hipotensão se repetirem. A pressão baixa pode ser sinal de algumas doenças que precisam ser investigadas e tratadas.

 

Perguntas frequentes sobre pressão baixa

 

Adianta comer sal para se recuperar das crises de pressão baixa?

Não. Essa ideia surgiu porque, como o sódio é associado à hipertensão, ingeri-lo faria a pressão subir e a pessoa com hipotensão se recuperaria. Contudo, o sal demora muito tempo para ter reflexo na pressão arterial e, portanto, não serve para ajudar nas crises repentinas de pressão baixa.

 

Pressão baixa dá sono?

É comum algumas pessoas acreditarem que têm pressão baixa por sintomas como sono, falta de ânimo e cansaço. Esses, porém, não são sintomas tão comuns da pressão baixa. O que ocorre é que sintomas frequentes da hipotensão, como fraqueza e perda de força, podem ser confundidos com sono.

 

Como saber se a pressão baixa é reflexo de algo grave?

Hipotensão durante um quadro de infecção é uma emergência médica e deve receber atenção profissional com rapidez. Também é necessário assistência médica se a pressão baixa vier acompanhada de dor no peito. Procure um médico também se você tem episódios frequentes de pressão baixa, pois cada caso exige investigação personalizada.

 

É normal ter pressão baixa na gravidez?

Sim. Durante a gravidez, o sistema circulatório se expande de forma geral para atender as necessidades do feto em formação, o que pode fazer o fluxo sanguíneo perder força. Esse quadro é normal e a pressão deve voltar à normalidade após o parto, diferentemente dos casos de eclâmpsia, que exigem atendimento médico com urgência.

 

Medicamentos podem causar pressão baixa?

Sim, certos medicamentos têm a hipotensão como um possível efeito colateral. É o caso, por exemplo, de alguns tipos de diuréticos, antidepressivos, medicamentos para doença de Parkinson, disfunção erétil, entre outros. Consulte sempre a bula e seu médico para tirar todas as dúvidas.

Veja mais

Sair da versão mobile