Cuidados com a pele no verão: entenda por que eles são essenciais

Cuidados simples com a pele no verão contribuem para diminuir os casos de câncer e outros problemas dermatológicos. Saiba quais.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Dermatologia

mulher passa protetor solar no ombro. veja os cuidados com a pele no verão

Compartilhar

Publicado em: 27 de dezembro de 2022

Revisado em: 31 de janeiro de 2023

Pequenas atitudes diárias contribuem para a proteção, evitando inclusive o câncer de pele, correspondente a 30% de todos os tumores malignos do país. Veja os cuidados com a pele no verão.

 

Além de ser o maior órgão do corpo humano, a pele é muito vulnerável à exposição ao sol e ao calor. Por isso, na estação mais quente do ano, os cuidados devem ser mais intensos. A médica dermatologista Gláucia Thomas Heckler, que tem especialização pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta: “No verão, estamos mais sujeitos à desidratação. Além da perda de água e sais minerais pelo suor, devido à maior transpiração, também ficamos mais expostos ao sol e ao ar-condicionado, que contribuem para o maior ressecamento da pele”, pontua. 

Sem os devidos cuidados, a pele envelhece prematuramente, perdendo sua elasticidade, o que  favorece o aparecimento de rugas. Porém, mais do que isso, a falta de prevenção aumenta o risco de desenvolver câncer no órgão, como o melanoma, correspondente a 30% de todos os tumores malignos do país.

Veja também: Luz de celulares ou lâmpadas pode fazer mal a pele?

 

Como cuidar da pele no verão

Ir à piscina, à praia e fazer atividades ao ar livre são praticamente obrigatórios no verão. No entanto, deve-se ter um cuidado especial com a exposição intensa e constante aos raios solares, já que eles podem causar danos à pele. Por isso, é necessário realizar uma rotina especial e frequente de higiene e cuidados faciais no verão. Confira estas dicas.

 

Hidratação e a importância do protetor solar

Os cuidados com a pele no verão vão desde a hidratação até a temperatura do banho. A dra. Gláucia recomenda o uso de cremes ou loções hidratantes, aplicados logo após o banho.

Também é importante o uso regular de protetores solares, mesmo que a pessoa não se exponha diretamente ao sol. Isso porque o produto protege as áreas expostas e previne queimaduras e, a longo prazo, o aparecimento de câncer de pele.

Segundo a dermatologista, o produto deve ser utilizado diariamente e reaplicado a cada duas horas nos períodos de exposição ao sol. O ideal é que ele também seja aplicado após a limpeza e hidratação da pele. “É a maneira mais eficaz de prevenir o câncer de pele. Ele deve ser aplicado de forma abundante e deve ter, no mínimo, FPS 30”., orienta. 

Outro alerta é em relação à temperatura da água durante o banho. A dra. Gláucia sugere o banho com água morna. “A água muito quente retira parte da camada protetora da pele e contribui para seu ressecamento”, explica.

 

Cuidados com a tatuagem

Quem tem tatuagem deve redobrar os cuidados com a pele no verão. “Independente de quanto tempo a tatuagem foi realizada, ela sempre deve ser protegida do sol, com protetor solar, pois a radiação ultravioleta diminui a cor e a definição da tatuagem”, recomenda a médica. 

 

Cuidados especiais para crianças e idosos

A pele dos pequenos é muito delicada, mas a profissional alerta que crianças de até 6 meses não podem utilizar protetor solar. “A proteção da pele deve ser feita com métodos de barreira, como guarda-sóis, bonés, chapéus e roupas. O ideal é que [bebês] se exponham ao sol somente antes das 8h e após as 17h.” Para as crianças fora dessa faixa etária, a doutora aconselha o uso de protetor específico para o público e indicado por um dermatologista.

Em relação aos idosos, além do uso de protetor solar regularmente, uma dica importante: “Gosto de orientar o cuidado de se oferecer água com frequência, pois eles sentem menos sede e são mais propensos à desidratação”, lembra a dermatologista. “Não podemos esquecer da hidratação de dentro para fora, ou seja, de beber bastante água”, continua. 

Veja também: Aprenda a usar protetor solar corretamente

No caso de crianças e idoso, é necessário controlar o tempo do banho de sol. Mesmo que a luz solar tenha múltiplos benefícios, como atuar como antidepressivo e auxiliar na produção de vitamina D, ficar exposto à radiação solar por muito tempo pode ser prejudicial.

Se não houver os cuidados necessários, a curto prazo, uma pele mal cuidada pode ficar seca, áspera, descamada e com aspecto rachado, devido à perda do fator hidratante que deveria evitar a desidratação das células nas camadas mais profundas.

 

Sobre a autora: Angélica Weise é jornalista e colabora com o Portal Drauzio Varella. Tem interesse por assuntos relacionados à saúde mental, atividade física e saúde da mulher e criança.

 

Veja mais

Sair da versão mobile