Corpo humano

Útero

Útero

Um dos mais importantes órgãos do aparelho reprodutor feminino, o útero é onde o óvulo fertilizado se implanta.

 

O útero é um dos órgãos mais importantes do aparelho reprodutor feminino, composto também pelas tubas uterinasováriosvagina e vulva. Tem forma de pera e é constituído por espessa camada de musculatura lisa. Sua extremidade superior chama-se fundo; a inferior, o colo, se projeta no interior da vagina, canal de ligação do aparelho ginecológico com o exterior. As tubas uterinas são duas estruturas que se localizam uma de cada lado do útero e conduzem os óvulos produzidos nos ovários até esse órgão.

 

Veja também: Prevenção do câncer de colo do útero

 

A cavidade interna do útero é revestida por uma mucosa, o endométrio, que sofre as alterações mensais do ciclo menstrual e onde o óvulo fertilizado se implanta. Quando não ocorre a fecundação, o endométrio descama e é eliminado através da menstruação.

Localizado entre a bexiga urinária e o reto, o útero pode variar de tamanho e forma, de acordo com a idade, número de filhos e a estimulação hormonal. Em uma mulher adulta, seu volume normal tem em média de 50 cc a 90cc.

Sobre o autor: Mariana Varella

Mariana Varella é editora do Portal Drauzio Varella. Formada em Ciências Sociais pela USP, atua na área de jornalismo de saúde, com foco em saúde da mulher. @marivarella