O pâncreas integra os sistemas digestório e endócrino.
Veja também: Fatores hereditários e câncer de pâncreas
Características do pâncreas
O pâncreas é uma glândula de 15 a 25 cm de extensão essencial para a digestão e a regulação do organismo, pois produz hormônios e enzimas digestivas.
Desse modo, pode ser considerado uma glândula mista, pois apresenta funções exócrinas e endócrinas.
Algumas doenças que podem afetar o pâncreas são: fibrose cística, diabetes, pancreatite e câncer.
Estrutura e localização do pâncreas
O pâncreas é uma glândula de 15 a 25 cm de extensão localizada no abdômen, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Anatomicamente, é dividido em três regiões: cabeça, corpo e cauda. Pesa cerca de 100 g.

Possui um canal chamado duto pancreático (ou duto de Wirsung) que liga o órgão ao duto colédoco (canal que transporta a bile do fígado e da vesícula biliar para o duodeno) para fornecer sucos pancreáticos que auxiliam na digestão. O local onde os dois dutos, o pancreático e o colédoco, se unem é chamado de ampola de Vater ou ampola hepatopancreática, localizado no duodeno.
Função
Possui duas funções distintas:
- a função endócrina: responsável pela produção de insulina e glucagon, hormônios que regulam o nível de glicemia no sangue. Esses hormônios são produzidos pelas ilhotas de Langerhans;
- função exócrina: o pâncreas produz o suco pancreático, composto por enzimas – como lipases, amilase e tripsina – e bicarbonato de sódio envolvidas na digestão e absorção dos alimentos. A produção do suco pancreático ocorre devido à ação da secretina e da colecistoquinina, hornônios produzidos pelo duodeno. A eliminação do suco pancreático é regulada pelo sistema nervoso.
Quando o pâncreas apresenta algum problema e há deficiência na produção de insulina, por exemplo, a glicose que deveria ser aproveitada pelo organismo é eliminada pelos rins, ocasionando diabetes.




