Labirinto

Labirinto é a região da orelha interna constituída por um tecido ósseo e ligada às funções de audição e de equilíbrio do corpo.

Mariana Varella é editora-chefe do Portal Drauzio Varella. Jornalista de saúde, é formada em Ciências Sociais e pós-graduanda na Faculdade de Saúde Pública da USP. Interessa-se por saúde pública e saúde da mulher. Prêmio Especialistas Saúde 2021 e Prêmio Einstein Colunista +Admirados da Imprensa de Saúde e Bem-Estar 2021 @marivarella

Ilustração simplificado de labirinto da orelha interna.

Compartilhar

Publicado em:

Revisado em:

Labirinto é a região da orelha interna constituída por um tecido ósseo e ligada às funções de audição e de equilíbrio do corpo.

 

Labirinto é a região da orelha interna ligada à audição, noção de equilíbrio e percepção de posição do corpo. É dividido em duas partes: o labirinto posterior e o anterior. Constituído por um tecido ósseo e outro membranoso, tem formato de ‘caracol’ e abriga um líquido viscoso (endolinfa) entre as duas camadas.

Veja também: O que é labirintite

A parte posterior é responsável por fornecer nossa noção de equilíbrio; nele se localizam a endolinfa e células nervosas que informam a posição da cabeça em relação ao corpo. Já a parte anterior acomoda as estruturas nervosas que transmitem os impulsos auditivos.

Veja mais

Sair da versão mobile