O cólon corresponde à parte central do intestino grosso juntamente com o ceco e o reto, e faz parte do sistema digestório.
Veja também: Prevenção do câncer de cólon
Características do cólon
É muito comum confundirem o cólon com o intestino. No entanto, o órgão corresponde a parte central do intestino grosso, que possui ainda outras duas partes menores, o ceco e o reto. É nessa região que se formam as fezes.

Divide-se em:
- Ascendente: localizado após o intestino delgado, do lado direito inferior do abdômen, sobe até o fígado.
- Transverso: segue do fígado em direção ao baço e leva esse nome porque atravessa o abdômen do lado direito para o esquerdo.
- Descendente: região do cólon que desce pelo lado esquerdo, levando o bolo alimentar para baixo.
- Sigmoide: após o descendente, o cólon torna-se solto e móvel e se liga ao reto. É nessa região em forma de S que ocorre a maioria dos casos de câncer de intestino.
Possui a seguinte estrutura histológica: mucosa, submucosa, muscular e serosa/adventícia.
Função
A principal função do cólon é absorver a água dos resíduos alimentares, que ajudará a formar o bolo fecal. Também absorve eletrólitos, como sódio, potássio e cloreto, e nutrientes que não foram digeridos pelo intestino delgado. Além disso, é nessa região que as vitaminas oriundas da alimentação são absorvidas.
As bactérias da microbiota presente no cólon produzem vitaminas, como a K e a B.
Outras funções importantes do cólon são formar e armazenar as fezes que serão encaminhadas ao reto por meio de contrações. Para auxiliar nesse processo, a mucosa do órgão produz muco.




