O baço é o maior órgão do sistema linfático (que ajuda na defesa do organismo) do corpo humano. Tem consistência esponjosa e o tamanho de um punho fechado, em média.
Veja também: Por que as crianças precisam criar anticorpos?
Características do baço
O baço tem forma oval e pesa cerca de 150 gramas. Pertence ao sistema linfático e, embora seja possível viver sem ele, desempenha um papel fundamental na defesa do organismo.
É um órgão frágil, bastante suscetível a rupturas e altamente irrigado.
Estrutura e localização do baço
Situa-se na região superior esquerda do abdômen, abaixo das costelas, à esquerda do estômago e acima do rim esquerdo. Tem duas faces, uma diafragmática, que se relaciona com o diafragma, e outra visceral, que se relaciona com o estômago, o cólon transverso e o rim esquerdo.
É envolto por uma túnica serosa, cápsula serosa mais exterior que forma o peritônio visceral. Abaixo desta, há uma cápsula de tecido conjuntivo denso, formado por fibras de colágeno entrelaçadas que conferem resistência e proteção ao órgão.
Da cápsula saem trabéculas, extensões que penetram o interior do órgão e formam uma estrutura de suporte que divide seu interior (parênquima ou polpa) em espaços incompletos.
Seu interior é dividido em duas polpas, uma branca, composta por tecido linfático e nódulos linfáticos, e outra vermelha, formada por tecido conjuntivo, por fibras musculares e pelos cordões esplênicos ou de Billroth, formados por tecido conjuntivo, macrófagos, plasmócitos, e outras células sanguíneas.
Em sua superfície visceral está localizado o hilo, por onde entram e saem a artéria e a veia esplênicas.
Função
Tem função imunológica e hematológica desempenhados por duas polpas:
- Branca: é a parte linfoide do órgão, que produz e armazena os linfócitos (glóbulos brancos), em especial os B e T, importantes células de defesa do organismo. Os linfócitos B produzem anticorpos contra agentes patogênicos, como vírus e bactérias:
- Vermelha: age como um filtro e destrói as hemácias defeituosas e idosas e microrganismos, como vírus e bactérias. Além disso, armazena células de defesa, liberando-as na circulação quando necessário. Também armazena sangue para o caso de necessidade.
Entre as principais funções hematológicas do baço estão:
- Reserva de sangue: o baço armazena parte do sangue para utilizá-lo em caso de necessidade;
- Captura e eliminação de células danificadas do sangue: captura e elimina hemácias (células vermelhas) danificadas durante a filtragem do sangue. Durante esse processo, o baço retém o ferro para utilizá-lo na produção de novas células sanguíneas.
Entre as principais funções imunológicas do baço estão:
- Produção de células de defesa: produz linfócitos que produzem anticorpos para o combate de infecções;
- Identificar e destruir microrganismos: ao filtrar o sangue, os macrófagos do baço englobam e destroem microrganismos patógenos:
Durante a fase fetal, o baço também produz células sanguíneas, como as hemácias. Depois do nascimento, essa função passa a ser desempenhada pela medula óssea.





