Adrenal ou suprarrenal refere-se a duas glândulas adrenal endócrinas situadas na cavidade abdominal que pertencem ao sistema endócrino
Veja também: Hormônio do crescimento
Característica da adrenal
As adrenais produzem hormônios essenciais para controlar várias funções do organismo, como pressão arterial, metabolismo, resposta ao estresse e equilíbrio de sódio e água. Medem cerca de 5 cm de diâmetro.
Estrutura e localização da adrenal
Estão localizadas acima de ambos os rins. A adrenal direita tem formato triangular, enquanto a esquerda assemelha-se a uma meia-lua.
São envolvidas por uma cápsula fibrosa e têm cerca de 5 cm. Fazem parte do sistema endócrino e dividem-se em duas partes: córtex (camada externa, de cor amarelada devido à presença de colesterol) e medula (parte central).

Função
As glândulas adrenais secretam hormônios extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo, a saber:
1. Aldesterona e cortisol e hormônios sexuais
São produzidos no córtex da adrenal, que é dividido em três zonas funcionais que produzem hormônios diferentes:
- Zona glomerulosa: libera aldosterona, que regula o o balanço entre o sódio e o potássio;
 - Zona fasciculada: sintetiza o cortisol, hormônio corticosteroide envolvido na resposta ao estresse e que regula o metabolismo da glicose e da gordura, entre outras funções;
 - Zona reticulada: excreta hormônios sexuais, em especial a androstenediona, que pode ser convertido em testosterona nos testículos ou nos ovários.
 
2. Adrenalina e noradrenalina (cetocolaminas)
Produzidos pela medula da adrenal, esses hormônios regulam o sistema nervoso autônomo, que controla importantes funções do corpo humano como frequência cardíaca, respiração, digestão, entre outras. Regulam a reação de luta ou fuga, em resposta ao estresse ou ansiedade.
                                            



