Coronavírus

Quarentena: Beba água!

Homem segura copo para tomar água em casa, durante a quarentena.

A rotina da quarentena pode nos fazer deixar coisas simples do dia a dia de lado. Beber água é importante para manter o bom funcionamento do organismo.

 

Se você está em quarentena, sem sair de casa para evitar se expor ao novo coronavírus (Sars-CoV-2), já deve ter percebido que a rotina pode nos deixar mais preguiçosos e relapsos. Hábitos de higiene, como tomar banho e escovar os dentes, podem até passar despercebidos, pois para muitas pessoas essas são atividades ligadas ao convívio social. No entanto, elas não devem ser deixadas de lado por conta dos riscos potenciais à saúde.

Da mesma forma, deixar de beber água (ou beber pouca quantidade) pode provocar sintomas em curto prazo, como tontura, dor de cabeça e fraqueza, e em longo prazo, como ressecamento da pele, prisão de ventre, infecção urinária, desidratação, entre outros problemas. Por isso, separamos algumas dicas para que você não deixe de beber água nessa quarentena.

 

  • Utilize garrafas – Espalhe algumas pela casa ou leve uma sempre com você. Ter água disponível incentiva a consumi-la.
  • Faça pausas – Se você está trabalhando, estudando ou fazendo outras atividades, levante três ou quatro vezes para beber água e esticar as pernas durante esse período.
  • Peça para alguém lembrá-lo – Se tem mais alguém na sua casa, peça-lhe para lembrá-lo de beber água.
  • Coloque lembretes – Espalhe bilhetes pela casa ou utilize o celular para lembrá-lo.
  • Utilize aplicativos – Alguns apps avisam os momentos em que você deve ir beber água.

 

Veja também: Quanta água devemos beber | Coluna #21

Sobre o autor: Rafael Machado

Rafael Machado é jornalista e repórter do Portal Drauzio Varella. Tem interesse nas editorias de saúde pública e direitos humanos.