Coronavírus

Quanto tempo demora para aparecerem os sintomas do novo coronavírus

Executiva sentada espirrando em um lenço.

O tempo para surgirem sintomas de infecção por coronavírus é de em média 5 dias, mas esse intervalo pode chegar a até 11 dias.

 

Segundo um estudo conduzido pela Escola de Saúde Pública da Johns Hopkins — localizada nos Estados Unidos e considerada uma das mais importantes do mundo –, o tempo entre a pessoa ser infectada e começar a apresentar os primeiros sintomas de infecção por coronavírus é de, em média, 5 dias (5,1, para ser mais exato).

Veja também: Saiba quem deve se testar para o novo coronavírus

Em 11,5 dias após a exposição, a imensa maioria (97,5%) terá apresentado algum sintoma. Ou seja, a maioria tem sintomas por volta de 5 dias após a exposição, e pouquíssimas pessoas chegam a 12 dias sem apresentar sintomas. É muito importante saber esse período para traçar estratégias de prevenção. Por exemplo, se você voltou da Itália há dez dias e não sente sintomas, não significa que você está descartado como caso suspeito, pois há pessoas que começam a se sentir mal somente após o décimo primeiro dia.

Por isso as quarentenas e períodos de monitorização adotados por muitos países (inclusive pelo nosso Ministério da Saúde) utiliza o intervalo de 14 dias. Assim, há uma boa margem para garantir que cada caso monitorado seja identificado caso os sintomas apareçam.

 

Sobre o autor: Luiz Fujita Jr

Luiz Fujita Jr é jornalista, editor do Portal Drauzio Varella e criador do podcast Entrementes, sobre saúde mental. @luizfujitajr

Leia mais