Ministério da Saúde amplia vacinação com bivalente contra a covid para todos os adultos

Ministério da Saúde amplia a vacinação com a dose de reforço da vacina bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos. Até 97 milhões de pessoas poderão se vacinar.

close em mão de enfermeira aplicando a vacina bivalente contra a covid em mulher

Compartilhar

Publicado em: 25 de abril de 2023

Revisado em: 25 de abril de 2023

Ministério da Saúde amplia a vacinação com a dose de reforço da bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos.

 

Nesta segunda-feira (24/4), o Ministério da Saúde (MS) ampliou a vacinação com a dose de reforço bivalente contra a covid-19 para toda a população acima de 18 anos. A recomendação visa aumentar a proteção contra a doença e ampliar a cobertura vacinal. Essa etapa da vacinação faz parte do Movimento Nacional pela Vacinação e atinge cerca de 97 milhões de brasileiros, segundo as informações do ministério.

Como cada município tem autonomia para organizar suas campanhas de vacinação, antes de se vacinar as pessoas precisam verificar se a medida já está valendo em sua cidade.

Veja também: A importância de tomarmos a vacina bivalente contra a covid

De acordo com a nota técnica divulgada pelo MS, podem se vacinar todas as pessoas com mais de 18 anos:

  • Que tenham recebido, pelo menos, duas doses de vacinas monovalentes (CoronaVac, AstraZeneca ou Pfizer) como esquema primário ou como dose de reforço;
  • Que tenham respeitado um intervalo de quatro meses da última dose da vacina contra a covid.

Quem ainda não completou o esquema vacinal e está com alguma dose de reforço em atraso também pode procurar as unidades de saúde.

Para crianças e adolescentes, a nota técnica afirma: “A dose de reforço para pessoas entre 5 e 17 anos, 11 meses e 29 dias será realizada com a vacina monovalente disponível. Ressalta-se que o Ministério da Saúde mantém a recomendação de vacinação contra a covid-19 de toda a população elegível acima de 6 meses de idade considerando as especificidades da população e epidemiologia do país”.

No site do Ministério da Saúde, a pasta comunica que lançou o Movimento Nacional pela Vacinação para recuperar  a confiança nas vacinas, para que o Brasil volte a ser referência mundial em altas coberturas vacinais, e reforça que as vacinas são seguras, eficazes e salvam milhares de vidas em todo o mundo.

 

Vacina bivalente

As principais vacinas utilizadas durante a pandemia foram as monovalentes, desenvolvidas a partir da cepa original do Sars-CoV-2 encontrado em Wuhan, na China.

Com o tempo, surgiram novas variantes do vírus, e atualmente a ômicron e suas subvariantes, que têm diferenças do vírus original, são dominantes no mundo todo. A vacina bivalente foi desenvolvida a partir da ômicron, portanto oferece proteção específica contra essa variante.

As vacinas, tanto as monovalentes quanto as bivalentes, protegem especialmente contra quadros graves de covid-19 e reduzem signficantemente o risco de morte pela doença.

Até o momento, pouco mais de 17% do público-alvo determinado durante quase dois meses de campanha tomou a vacina bivalente, número considerado muito abaixo do ideal. O MS espera aumentar a cobertura vacinal, agora que ampliou o público-alvo para todos os maiores de 18 anos.

Veja mais

Sair da versão mobile