A farra do zolpidem: por que tanta gente toma o remédio?

O zolpidem tem sido usado de modo indiscriminado por pessoas com dificuldade para dormir. No entanto, o medicamento pode causar efeitos colaterais indesejáveis. Veja na coluna de Mariana Varella.

zolpidem

Compartilhar

Publicado em: 19 de outubro de 2023

Revisado em: 19 de outubro de 2023

Zolpidem é um dos medicamentos mais utilizados contra a insônia. No entanto, ele tem efeitos colaterais e não deve ser usado sem orientação médica. Leia na coluna de Mariana Varella.

 

Você provavelmente só escutou falar do zolpidem nos últimos anos, embora o medicamento tenha sido lançado na França em 1988. Isso porque o remédio se tornou mais conhecido a partir de 2007, quando sua patente expirou e a droga pôde ser comercializada por vários laboratórios em sua versão genérica.

De lá para cá, a venda desse hipnótico não benzodiazepínico só cresceu. A Anvisa calcula que foram vendidas 13,6 milhões de caixas de zolpidem em 2018 e 23,3 milhões em 2020 — um aumento de 71% em dois anos.

Veja também: Zolpidem pode causar apagão?

O zolpidem é indicado para tratar determinados casos de insônia, e, segundo a bula do medicamento, deve ser administrado por tempo determinado, em geral algumas semanas. 

De acordo com o Ministério da Saúde, 72% dos brasileiros sofrem de alterações do sono, mas nem todos os casos podem ser classificados como transtorno de insônia crônica, cujos sintomas têm duração média de três anos.

Por induzir o sono por tempo mais curto que os benzodiazepínicos como diazepam e clonazepam, o zolpidem caiu nas graças dos insones que desejam um sono rápido sem efeitos colaterais prolongados.

Embora seja vendido com prescrição médica e retenção de receita, o uso por conta própria do zolpidem e de outros remédios que induzem o sono é comum entre os brasileiros. Não é difícil comprar remédios de uso controlado sem receita pela internet e inclusive em farmácias, graças à falta de fiscalização nesses estabelecimentos.

No caso do zolpidem, a venda não exige receituário azul controlado (para ter esse tipo de receita, os médicos precisam de autorização dos órgãos reguladores) e sim receita branca em duas vias, muito mais fácil de ser obtida. Os benzodiazepínicos, por exemplo, só são vendidos com receita azul.

Muitas pessoas utilizam o zolpidem por um prazo longo, de forma contínua e sem nenhum acompanhamento médico. Isso interfere na criação de hábitos saudáveis de sono e ainda pode colocar a pessoa em perigo devido à chamada amnésia anterógrada, em que  o indivíduo se lembra perfeitamente das ocorrências a longo prazo, porém não se recorda dos acontecimentos recentes. 

Mesmo as pessoas que fazem uso do remédio em situações pontuais, como ao andar de avião, por exemplo, correm risco, pois o zolpidem pode causar alucinação, sonambulismo e outros efeitos indesejáveis perigosos, principalmente para quem está fora de casa.

São relativamente comuns os relatos de pessoas que fizeram compras e postagens inadequadas nas redes sociais, mandaram mensagens, conversaram com amigos e até saíram de casa e não se recordam depois.

Além disso, o medicamento pode induzir dependência e tolerância, fazendo com que as pessoas precisem de doses cada vez maiores para obter o mesmo efeito.

Médicos de outras áreas que não a psiquiatria ou a neurologia têm receitado zolpidem de forma indiscriminada, às vezes por tempo indeterminado. Muitos desses profissionais carecem de conhecimento a respeito do uso correto de hipnóticos (indicação, posologia, tempo indicado de tratamento, etc.)  e seus efeitos colaterais, induzindo os pacientes ao uso abusivo.

 

Riscos do uso do zolpidem

Segundo afirmou o dr.  Fernando Gomes, neurocirurgião, neurocientista e professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em entrevista à jornalista Beatriz Zolin para este Portal, o uso de medicamentos para dormir sem acompanhamento médico pode causar:

  • Piora da qualidade do sono;
  • Dificuldade de memorização;
  • Camuflagem de outros problemas: em muitos casos, quando a insônia é causada por um transtorno como depressão ou de ansiedade, o uso do zolpidem pode ocultar a origem do problema e atrasar o diagnóstico;
  • Dependência química e psicológica: depois de um tempo, a pessoa passa a precisar do estímulo neuroquímico para que o cérebro entre no ciclo do sono. Ela também faz disso um hábito, se desesperando se não tiver o remédio à disposição. É uma situação semelhante à adição do cigarro.

Veja também: Ansiedade noturna: por que algumas pessoas se sentem ansiosas na hora de dormir?

Se a automedicação deve ser sempre evitada, no caso dos medicamentos psiquiátricos os cuidados precisam ser redobrados.

Só use remédios que induzem o sono se você tiver recebido a prescrição médica e sempre respeite as seguintes orientações:

  • Siga as instruções (posologia, horário, tempo de uso etc.) passadas pelo médico, de preferência um psiquiatra, para usar o medicamento;
  • Ao tomar o comprimido, deite na cama imediatamente;
  • Utilize o medicamento apenas pelo tempo receitado pelo médico. Às vezes, o tratamento precisa ser um pouco mais prolongado, mas apenas o profissional especializado poderá orientá-lo. Converse com ele e tire suas dúvidas;
  • Procure o médico caso tenha efeitos colaterais;
  • A longo prazo, adote hábitos de higiene do sono, como ir dormir sempre no mesmo horário, criar um ambiente que induza o sono, desligar aparelhos eletrônicos próximo da hora de dormir, entre outros;
  • Avise o médico se você faz uso de outros medicamentos;
  • Jamais tome bebidas alcoólicas junto com o remédio.

Cada vez mais a ciência vem entendendo a importância do sono para a saúde em geral. Um sono de má qualidade pode provocar mau humor, cansaço, dificuldade de concentração, maior propensão a erros e, a longo prazo, até aumentar o risco de uma série de doenças, como hipertensão. Além disso, dormir mal também pode causar impactos negativos à memória.

Medicamentos podem ser úteis para algumas pessoas que sofrem de insônia, mas nunca devem ser usados por conta própria ou por tempo indeterminado.

Especialistas afirmam que é necessário aumentar o controle sobre a venda do zolpidem e a conscientização acerca dos riscos do seu uso por tempo prolongado.

De fato, os números de venda nos mostram que tanto médicos quanto pacientes precisam de orientação.

 

Veja mais

Sair da versão mobile