30% das mortes por câncer estão relacionadas ao cigarro

A epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou. Leia na coluna de Mariana Varella.

mão de homem apagando cigarro em cinzeiro cheio de bitucas

Compartilhar

Publicado em: 31 de agosto de 2023

Revisado em: 31 de agosto de 2023

O cigarro, que mata mais de 8 milhões de pessoas por ano no mundo, é uma das maiores ameaças à saúde que o mundo já enfrentou. Leia na coluna de Mariana Varella.

 

O cigarro é responsável por mais de 8 milhões de mortes por ano no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Destas, 1,2 milhão ocorrem entre não fumantes, incluindo crianças, expostos ao fumo passivo.

O assunto sempre vem à tona em agosto, mês em que se comemora o  Dia Nacional de Combate ao Fumo (29/8).

Veja também: O incentivo que você precisava para largar o cigarro

De fato, poucos eventos e doenças causaram e ainda causam tantas mortes e incapacitações na história mundial quanto o cigarro. Ainda de acordo com a OMS, o cigarro mata até metade de seus consumidores.

Cerca de 30% das mortes provocadas por câncer são atribuíveis ao cigarro. Os mais comuns são câncer de pulmão (90% dos casos da doença), de boca, garganta, esôfago, bexiga, colo do útero, pâncreas, entre outros. 

Além disso, o tabagismo aumenta muito o risco de doenças cardiovasculares como AVC e infarto e de outras doenças; 25% dos fumantes desenvolvem algum grau de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), que provoca falta de ar e muitas vezes leva o paciente à oxigenioterapia.

Ainda assim, pouco mais de 1 bilhão de pessoas ainda consomem cigarro no mundo todo; quase 80% dos tabagistas vivem em países de média e baixa renda.

O Brasil tem uma das menores  taxas de fumantes do mundo: 9,1% da população com 18 anos ou mais fumam, segundo o Vigitel 2021, proporção menor que a dos Estados Unidos (11%) e da União Europeia (19,7%).

Apesar de ser reconhecido por ter uma das melhores políticas de combate ao cigarro do mundo, o país perde 200 mil vidas todos os anos devido às doenças provocadas pelo tabaco.

 

Imposto sobre o cigarro

 

A OMS reconhece que uma das medidas mais efetivas para reduzir a taxa de tabagismo é o aumento de impostos sobre o cigarro. Segundo a organização, um aumento que eleve o preço do cigarro em 10% diminuiu o consumo de tabaco em 5% nos países de média e baixa renda.

Os impostos também podem ajudar a reduzir os gastos com saúde: o Brasil gasta anualmente cerca de 125 bilhões de reais para tratar as doenças e incapacitações provocadas pelo tabagismo, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Jovens que cresceram sob o impacto das campanhas contra o cigarro convencional vêm consumindo outros produtos de tabaco, como fumo de rolo, cigarro de tabaco, palheiro, entre outros, acreditando que fazem menos mal à saúde. 

Além disso, muitos especialistas têm alertado para o risco do uso do cigarro eletrônico, principalmente entre os jovens. Ainda não há estudos a respeito do efeito do cigarro eletrônico a longo prazo, já que esses produtos estão há pouco tempo no mercado, mas a curto prazo, já se sabe que ele pode causar problemas bucais e respiratórios graves, além de provocar adição.

A venda de cigarros eletrônicos é proibida no Brasil, mas basta uma saída à noite ou uma rápida busca na internet para encontrar esses produtos com facilidade, a preços acessíveis. 

Todos os produtos derivados do tabaco fazem mal à saúde, em qualquer quantidade, já que não existe um nível seguro de exposição ao tabaco.

Investir em políticas públicas que ajudem a reduzir o número de fumantes é investir na prevenção de inúmeras doenças e diminuir gastos em saúde. 

Afinal, como afirma a OMS, a epidemia de tabaco é uma das maiores ameaças à saúde pública que o mundo já enfrentou.

Veja mais

Sair da versão mobile