Atlas do Câncer ganha versão em português

Primeira versão em português tem informações valiosas sobre prevenção, diagnóstico e estratégias terapêuticas. O conteúdo está disponível gratuitamente na internet.

atlas do cancer

Compartilhar

Publicado em: 16 de março de 2016

Revisado em: 11 de agosto de 2020

A edição do Atlas do Câncer reúne pareceres de especialistas do mundo todo e conta com o envolvimento de mais de 40 autores.

 

Já está disponível gratuitamente na internet o “Atlas do Câncer”, uma publicação que contém informações valiosas sobre prevenção, diagnóstico, estratégias terapêuticas, além de um panorama global da doença que é a segunda causa de mortes entre a população brasileira.

É a primeira vez que a obra foi traduzida para o português. A nova versão foi feita por meia de uma parceria entre a ACS (Sociedade Americana de Câncer) e o Hospital de Câncer de Barretos, com apoio de entidades internacionais como a UICC (União Internacional para Controle do Câncer) e a IARC (Agência Internacional de Pesquisa em Câncer).

A edição reúne pareceres de especialistas do mundo todo e conta com o envolvimento de mais de 40 autores. Segundo a publicação, a estima-se que até os 75 anos de idade, 1 em cada 5 brasileiros desenvolva algum tipo de câncer. Para o ano de 2016, quase 600 mil novos acasos são esperados no país.

Uma informação trazida pelo Atlas e que chama a atenção é que o Brasil não possui dados sobre controle da dor durante o tratamento da doença, sendo que regiões com deficiências na área de saúde, como a África Subsaariana e o Sul da China, por exemplo, já os registram. “Pacientes com câncer sofrem demais para ter acesso a medicamentos como a morfina. É difícil inclusive para os médicos prescreverem”, aponta Maira Caleffi, médica mastologista e presidente da Femama (Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama).

A obra, com mais informações e gráficos sobre o panorama da doença, pode ser baixada aqui.

Tópicos

Veja mais

Sair da versão mobile