Estimativa é que taxa de suicídios entre médicos seja pelo menos duas vezes maior que na população em geral, e anestesistas em particular trabalham sob alto risco.
Jornadas extenuantes, tensão inerente à profissão e insalubridade no trabalho contribuem para que os anestesistas estejam entre as especialidades com maior risco de suicídio.
O uso de medicamentos à base de benzocaína, que costumam ser utilizados para aliviar os sintomas da dentição de bebês, tem sido questionado. Afinal, esses remédios são seguros?
A anestesia, como a conhecemos hoje, é uma aquisição recente na história da humanidade. No passado, usavam gelo ou neve para congelar a região a ser operada, embriagavam ou hipnotizavam o paciente para aliviar a dor.
Muitas vezes ainda encaradas como parte de um tratamento, as dores ainda não recebem a abordagem necessária. Veja entrevista sobre manejo da dor.
Quando se trata de dores intensas, só a morfina consegue fazê-las desaparecer. Leia mais sobre o poder analgésico dessa droga no artigo do dr. Drauzio.