Alimentação

Quanto de cafeína podemos consumir com segurança?



A quantidade segura de café que podemos consumir depende da idade, segundo estudo realizado nos Estados Unidos. Adultos podem consumir até 400mg por dia.

 

iStock_000018584991Small_cafe_destaque1
image-36428
Tem gente que nem bem se levanta e já vai para a cozinha preparar um café. Sem ele, muitos ficam mal humorados de manhã ou sentem que não acordaram direito. Mas quanto podemos consumir de cafeína por dia sem colocarmos em risco a saúde?

A Mayo Clinic, um dos principais hospitais dos Estados Unidos, lançou em abril deste ano um artigo sobre o assunto.

Segundo a organização, para a maioria dos adultos é seguro consumir até 400 miligramas de cafeína por dia. Essa é a quantidade presente em cerca de 5 xícaras de café (xícara pequena) ou 10 latas de refrigerante de cola ou ainda 2 latas de bebidas energéticas.

A cafeína não é considerada segura para crianças e adolescentes, que não devem consumir mais de 100 mg dessa substância por dia.

Quem consome mais xícaras de 5 xícaras de café por dia (mais de 500 ou 600 mg), pode sentir os seguintes efeitos adversos: insônia, nervosismo, agitação, irritabilidade, dor de estômago, batimentos cardíacos acelerados e tremores musculares.

 

Veja também: Café e fígado

 

Algumas pessoas são extremamente sensíveis à cafeína. Para elas, apenas uma xícara de café ou de chá pode causar efeitos adversos como insônia e agitação. Por isso, quem tem sensibilidade à cafeína ou faz uso de determinadas medicações deve ficar atento.

Quem não costuma ingerir cafeína pode sentir os efeitos negativos dessa substância mesmo em baixas doses. Outros fatores como peso corporal, idade, uso de medicamentos e problemas de saúde como transtorno de ansiedade podem tornar o individuo mais suscetível a seus efeitos colaterais.

 

Sobre o autor: Mariana Varella

Mariana Varella é editora do Portal Drauzio Varella. Formada em Ciências Sociais pela USP, atua na área de jornalismo de saúde, com foco em saúde da mulher. @marivarella