Para que servem os lactobacilos?

Os lactobacilos ajudam no equilíbrio entre as bactérias “boas” e “ruins” do intestino. Saiba como elas atuam na microbiota.

Os probióticos, como os lactobacilos, ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e evitar problemas ligados ao processo digestivo. Saiba mais.

Compartilhar

Publicado em: 7 de fevereiro de 2024

Revisado em: 6 de fevereiro de 2024

Os probióticos, como os lactobacilos, ajudam a equilibrar a microbiota intestinal e evitar problemas ligados ao processo digestivo. Saiba mais.

 

Dentro do nosso sistema digestivo, uma “batalha” silenciosa acontece todos os dias: as bactérias benéficas ao organismo lutam contra as “ruins” (os patógenos) para manter o funcionamento da microbiota intestinal em equilíbrio. Os lactobacilos, esse termo diferenciado que você provavelmente só ouve falar durante as propagandas de iogurte, têm um papel fundamental nessa “guerra”.

 

O que é e para que serve a microbiota intestinal?

“A microbiota intestinal é um conjunto de microorganismos, incluindo bactérias, fungos e vírus, que vão habitar o trato digestivo”, explica o dr. Thiago Nunes, gastroenterologista pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Entre esses “inquilinos” presentes no nosso corpo, os principais são as bactérias. Juntas, elas possuem algumas funções importantes, como:

  • auxílio no processo de digestão;
  • absorção de nutrientes com fermentação de alimentos;
  • proteção contra patógenos;
  • estímulo da resposta imunológica;
  • influência no humor;
  • prevenção de doenças. 

“A nossa microbiota é como se fosse uma balança: temos bactérias boas e ruins. Então, o ideal é estar sempre em equilíbrio. Quando acontece um desbalanço, há o aumento de bactérias ruins no intestino e isso acaba provocando doenças”, afirma o gastroenterologista.

A disbiose, ou seja, a desregulação da microbiota intestinal, pode surgir associada a obesidade, síndrome do intestino irritável, rinite, alguns tipos de alergias e câncer de intestino e de cólon.

 

Como os lactobacilos podem ajudar nessa batalha?

Os probióticos, por sua vez, surgem como aliados para manter a paz na microbiota. De acordo com regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a RDC n° 241/2018, são considerados probióticos todos os microorganismos vivos que, quando administrados em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde do indivíduo.

Os lactobacilos são um desses probióticos. Encontrados na boca, no trato gastrointestinal e na vagina, mas também em alimentos e suplementos, os lactobacilos agem no combate das bactérias ruins — isto é, aquelas com potencial de causar doenças.

“Quando você ingere algum probiótico, algum lactobacilo, ele vai tentar realizar a colonização da microbiota. E o que é isso? É a tentativa de proliferação das bactérias boas, diminuindo a quantidade de bactérias ruins”, ilustra o dr. Thiago.

Ao vencer essa “queda de braço”, os lactobacilos trazem diversos benefícios ao organismo. Entre eles, estão o fortalecimento do sistema imunológico, o combate a outras doenças, a absorção de nutrientes e vitaminas e a digestão de alimentos.

Veja também: Dicas para evitar a retenção de líquidos

 

Tipos de lactobacilos

Existem mais de 260 espécies de lactobacilos, muitas delas identificadas em diferentes partes e quantidades do nosso corpo e também em alimentos. As principais são:

  • Lactobacillus acidophilus: encontrada em iogurtes e outros produtos fermentados, o L. acidophilus auxilia na digestão da lactose e na promoção da saúde digestiva;
  • Lactobacillus casei: encontrada no trato gastrointestinal e em alguns produtos fermentados, o L. casei é importante para a digestão saudável e o equilíbrio da microbiota;
  • Lactobacillus reuteri: encontrada naturalmente no trato gastrointestinal dos humanos e de outros animais, o L. reuteri ajuda a produzir ácido lático e outros elementos que promovem um ambiente intestinal saudável;
  • Lactobacillus rhamnosus: encontrada também no trato gastrointestinal e em alguns produtos fermentados, o L. rhamnosus ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir infecções do trato urinário.

 

Quais alimentos contêm lactobacilos?

Os lactobacilos podem ser incluídos na dieta a partir do consumo de determinados alimentos. As principais fontes desses probióticos são leite fermentado, iogurte, alguns tipos de queijo, kefir, kombucha e picles.

A quantidade e o tempo que esses itens devem ser ingeridos variam de acordo com o problema que a pessoa estiver enfrentando por causa da disbiose.

 

Quando é recomendada a suplementação de lactobacilos?

Diarreia, constipação e infecções de repetição são alguns dos sinais de que algo não vai bem com a microbiota intestinal. Nesses casos, os probióticos, incluindo os lactobacilos, podem ajudar no tratamento.

“Mas é sempre importante você ter uma avaliação médica e nutricional, de preferência em conjunto. Jamais recorra a automedicação. Se estiver usando quantidades ou tipos de lactobacilos inadequados, você pode desregular ainda mais a microbiota intestinal. Tem que ser realmente muito bem avaliado para poder definir o tratamento”, alerta o dr. Thiago.

Conteúdo em apoio com ENO Probiótico.

Veja também: Veja como preparar soro caseiro em caso de diarreia

Veja mais

Sair da versão mobile