O que pode causar o inchaço nas mãos?

Um problema comum na vida de muitas pessoas, saiba o que pode estar motivando o inchaço nas mãos ou nos dedos.


Equipe do Portal Drauzio Varella postou em Reumatologia

Reumatologista enumera algumas possíveis explicações. Leia abaixo.

Compartilhar

Publicado em: 27 de outubro de 2022

Revisado em: 18 de dezembro de 2022

Reumatologista enumera algumas possíveis explicações para o inchaço nas mãos. Leia abaixo.

 

Apresentar edema (inchaço) em um ou mais dedos, ou até mesmo na mão inteira, pode ser bastante comum para algumas pessoas. De acordo com a reumatologista Juliana Markus, graduada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), esse tipo de inchaço ocorre nas articulações e pode ser classificado em dois tipos: o inchaço “duro”, quando há um crescimento ósseo na região; e o inchaço “mole”, quando há uma proliferação da membrana que reveste o osso ou o tendão com conteúdo líquido dentro.

A especialista define o inchaço duro: “É uma condição muito prevalente na população, conhecida como osteoartrose”, afirma. A doença também é conhecida como artrose e é caracterizada pela deterioração da cartilagem articular e por alterações ósseas.

Já em casos do inchaço ser considerado mole, uma das condições que precisam ser investigadas é a artrite reumatoide, uma doença considerada grave e que atinge a membrana sinovial, responsável por revestir as articulações. “É uma condição que deforma e incapacita. É necessário passar por um especialista para fazer o diagnóstico e receber o tratamento adequado. Isso é muito importante, porque fazer o diagnóstico precoce é fundamental para que a gente possa tratar o paciente”, explica a dra, Juliana. Ainda segundo a médica, de 0,5% a 1% da população apresenta a doença, sendo geralmente mais comum em mulheres. 

Quando o inchaço afeta grande parte do órgão, há a possibilidade de ser uma doença sistêmica, como insuficiência cardíaca, hepática ou renal. “Isso se dá por diversas razões fisiopatológicas complexas e diferentes entre si que levam ao inchaço da mão e até de outros segmentos do corpo”, completa a profissional.

 

A importância do exame

O paciente deve se preocupar desde o momento que a anatomia da mão se altera. Entretanto, a médica afirma que a autoavaliação da mão é difícil. “São necessárias as duas mãos para avaliar a estrutura acometida e por isso precisamos de uma terceira pessoa. Mas a observação que o local está vermelho, quente, inchado e doendo deve levar a pessoa ao médico”, indica.

Com tantas possíveis causas, a reumatologista orienta que uma consulta médica presencial seja realizada, a fim de avaliar a causa do inchaço. “A partir daí, ampliar a investigação com os exames laboratoriais e de imagem adequados ao caso”, pondera. 

De acordo com a dra. Juliana, os exames em reumatologia são de difícil compreensão e necessitam de um profissional capacitado para interpretação. 

 

O caso de Charles III, rei do Reino Unido

No dia 10 de setembro, Charles III assumiu o trono do Reino Unido após a morte da mãe, a Rainha Elizabeth II. Em diversas ocasiões após o ocorrido, a internet se questionou o porquê dos dedos do então rei estarem tão inchados. 

Para a dra. Juliana, as causas aqui também podem ser diversas.

“Para um inchaço do dedo completo e de todos os dedos como aparenta nas fotos que circulam, eu cogitaria insuficiência cardíaca. E isso pode ocorrer por diversas razões, como sequelas de doenças crônicas do coração, obstrução das coronárias, dano nas válvulas, entre outras tantas. Poderia também ser insuficiência renal, em uma situação em que a pessoa necessita de diálise”, ilustra a dra. Juliana. 

Ela ressalta o momento em que as fotografias foram registradas. “A figura estava dando entrevista e as duas condições acima seriam situações de internação ou a pessoa não estaria bem a ponto de se expor publicamente. Estamos apenas com a imagem, e os dedos parecem estar bastante vermelhos, de forma global, para fugirmos da artrite. Como já dito, a artrite é um fenômeno restrito à articulação”, completa.

Juliana aponta também a dactilite como outra possibilidade. “Conhecida como dedos em salsicha, ou dactilite, que é a inflamação de um dedo inteiro. É uma condição que ocorre num conjunto de doenças chamadas de espondiloartrites, como a artrite psoriásica, que costuma atingir joelhos, cotovelos e couro cabeludo. Porém, não é comum inflamar todos os dedos como aparenta a foto”, observa.

 

Sobre o autor: Caio Coutinho é estudante de jornalismo na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e colaborador no Portal Drauzio Varella. Além do gosto por música, também tem interesse em temas de saúde mental e saúde da criança.

Veja também: Inchaço abdominal: quais as possíveis causas?

Veja mais

Sair da versão mobile