A cadeia, essa política punitivista é o recurso encontrado por esse Estado violento para lidar com a violência que ele mesmo constrói. Em vez de acabar com a pobreza, ele acaba com os pobres.
Erica Malunguinho é educadora, artista plástica, intelectual e ex-deputada estadual de São Paulo. Ela é a fundadora do espaço conhecido como Aparelha Luzia, um centro cultural e quilombo urbano de São Paulo. O projeto logo se transformou em uma ferramenta de suporte, que dá protagonismo à comunidade negra e indigena. No atelier também são promovidos encontros artísticos, culturais e políticos.
Erica acredita que ao se engajar politicamente traz consigo um repertório de arte e política, e é isso que a move a estar na política institucional. Ela também cita algumas de suas inspirações como Marielle Franco, Lélia González, Beatriz Nascimento, Dandara, Maria Felipa, sua mãe, sua avó… Considera importante buscar soluções para problemas como a violência contra jovens negros e mulheres.
No Brasil, muitas pessoas são privadas do básico e do essencial. Privadas do acesso ao alimento, à moradia, à escolarização e mais. Erica reforça que a lei existe para ser cumprida, e que em vez de produzir mais cadeias e aumentar a força policial, deveríamos pensar em melhores escolas, melhores condições de moradia, transporte e alimento.
No terceiro episódio do “Trocando Ideia com Drauzio Varella”, vamos conhecer um pouco mais sobre os trabalhos, ideias e história de vida da ex-deputada e como ela continua em ação mesmo fora da política institucional.
Quer conhecer mais sobre a Erica? Assista ao Trocando Ideia.
Veja também: Trocando Ideia com Drauzio Varella e Padre Júlio Lancellotti