Por que ficamos com olheira quando dormimos mal? - Portal Drauzio Varella
Página Inicial
Dermatologia

Por que ficamos com olheira quando dormimos mal?

olheira
Publicado em 06/02/2023
Revisado em 06/02/2023

Quando não dormimos o suficiente, alteramos o metabolismo do corpo. Na região dos olhos, há aumento de volume no sangue deixando as olheiras mais evidentes.

 

Dormir pouco traz consequências imediatas para nosso organismo, que são percebidas logo de cara. Após uma noite mal dormida, basta olhar para o espelho e notar o rosto inchado, com duas pequenas bolsas que se formam na região das pálpebras e uma tonalidade meio arroxeada ou amarronzada, dando aquele aspecto cansado e envelhecido. 

As olheiras são marcas profundas na região dos olhos, com coloração distinta, que é causada pelos inúmeros vasinhos presentes no local e pela pigmentação da pele. 

 

Veja também: Distúrbios do sono

 

Mas saiba que elas não surgem só porque você tem dormido mal. É claro que isso é um fator importante, entretanto, em algumas pessoas elas são mais evidentes devido a uma junção de causas como: formato do rosto, vascularização (quanto mais irrigada a área, mais evidentes elas ficam), genético (disposição da melanina, que altera a pigmentação), além de fatores comportamentais (alimentação, hidratação da pele, estresse) e de saúde, como rinites e alergias, por exemplo. 

 

Poucas horas de sono e olheiras 

 

A área da região dos olhos tem a camada de pele mais fina e delicada do corpo e é uma das primeiras a apresentar sinais de envelhecimento. Essa região também é muito vascularizada, com inúmeros microvasinhos. 

“Quando a gente dorme mal ou pouco, alteramos a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que nos mantém ativos. Com o aumento do cortisol, há aumento de volume no sangue e uma hipervascularização nessa área, expandindo esses vasinhos. Por isso que eles ficam mais evidentes, já que a pele é fina nessa região”, explica a dermatologista Adriana Vilarinho. 

Além disso, a dermatologista Cíntia Guedes complementa dizendo que uma noite mal dormida também dificulta o processo de drenagem de líquidos dentro dos vasos da região abaixo dos olhos. “O sangue não circula tão bem. A região fica tensa, inchada.” 

 

Dicas rápidas para noite mal dormidas

 

É possível amenizar o aspecto de uma noite mal dormida com duas estratégias bem simples: 

1) Fazer compressas de água fria, pois elas ajudam a contrair os vasos e melhoram o aspecto de inchaço;

2) Aumentar a ingestão de água durante o dia, que ajuda a manter o corpo hidratado e a evitar a retenção de líquidos. 

Mas lembre: dormir mal não pode se tornar um hábito. 

 

Rinite dá olheira?

 

Já reparou que quando alguém tem uma crise de rinite e sinusite, as olheiras ficam mais evidentes e os olhos ” fundos”?. Isso ocorre, segundo a dra. Vilarinho, porque essas doenças, assim como outras alergias respiratórias, alteram toda a vascularização e a drenagem venosa do local. 

“Estímulos como pó e poeira podem causar uma hipersensibilidade dos vasos do nariz e ao redor dos olhos, deixando a região mais escurecida.” 

 

Compartilhe