Polyena Silveira é a técnica de enfermagem da foto que virou símbolo do colapso do sistema de saúde brasileiro durante a pandemia de covid-19. Neste episódio emocionante do Linha de Frente, ela conta o que se passava em sua cabeça naquele momento.
Em março deste ano, no momento mais crítico da pandemia do novo coronavírus até agora, a equipe de uma UPA em Teresina, no Piauí, teve de atender um paciente no chão. O senhor havia chegado em parada cardiorespiratória, mas não havia mais nenhum leito disponível para atendê-lo. Ainda assim, a equipe fez de tudo para salvá-lo, com várias tentativas de reanimação que duraram cerca de 20 minutos. Infelizmente, sem sucesso.
Foi então que a foto de Polyena Silveira, uma das técnicas de enfermagem que se esforçava para trazer o paciente de volta à vida, foi tirada. Na imagem, ela está sentada ao lado do corpo do paciente, com uma expressão cansada e sem esperanças. Em conversa com o dr. Drauzio Varella, Polyena dá um impactante depoimento sobre como esse dia marcou a sua vida pessoal e profissional.
Veja também: Salvador: O trabalho dos enfermeiros durante a pandemia | Linha de Frente